Em relação às declarações do escritor e jornalista Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, que se manifestou de forma contundente após a Câmara de Vereadores de Gramado discutir a proposta de declará-lo persona non grata no município, onde ele teria comentado que a proposição estaria vindo de um grupo que classificou como “gente desqualificada”, acusando a maioria dos vereadores de apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro e de ter ligação com o financiamento dos atos golpistas de 8 de janeiro, a Câmara de Vereadores de Gramado emitiu Nota Oficial na manhã desta segunda-feira (29).
Diz a Nota:
“A Câmara Municipal de Gramado vem, por meio desta, prestar esclarecimentos a respeito das notícias divulgadas recentemente sobre a moção, protocolada por um dos vereadores desta Casa, que declara o Sr. Eduardo Bueno, conhecido como “Peninha”, persona non grata no município.
É importante esclarecer que a notícia veiculada na última sexta-feira, dia 26, induziu ao entendimento equivocado de que a moção já havia sido aprovada pelo plenário. No entanto, informamos que a moção foi apenas protocolada na Casa na mesma data, sendo incluída na ordem do dia para leitura na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 29.
Após a leitura em plenário, a matéria seguirá para análise e manifestação dos demais vereadores, retornando ao plenário para votação, quando então poderá ser aprovada ou rejeitada pelos legisladores de Gramado. Ou seja, trata-se de uma proposição em tramitação, que ainda não foi deliberada pelo Parlamento.
A Câmara Municipal de Gramado também manifesta seu repúdio ao conteúdo de um vídeo publicado no domingo, dia 28, no qual o Sr. Eduardo direciona ofensas pessoais aos vereadores, ao prefeito e às instituições do Legislativo e do Executivo. Reiteramos que tanto a Câmara quanto a Prefeitura trabalham de forma comprometida para construir uma cidade justa, igualitária e digna para todos os gramadenses.
Nosso papel é zelar pela democracia, pela transparência e pelo futuro de Gramado. Como diz o hino da cidade: “Indústria, comércio e colônias, num único esforço aplicado, retratam o ardor progressista, que anima o porvir de Gramado”. Continuaremos empenhados em fazer de Gramado uma cidade que acolhe, respeita e projeta-se como referência para todos que aqui vivem e nos visitam”.