O público já pode esperar uma experiência inspiradora e inesquecível na Gramado Summit 2026, que terá como tema “Make it human” (humanizar). Um dos primeiros palestrantes confirmados para o festival internacional de inovação é o empresário uruguaio Gustavo Zerbino Stajano, um dos 16 sobreviventes da tragédia dos Andes, que ainda gera repercussão, instiga a produção de livros e filmes e fomenta a curiosidade sobre os 72 dias de isolamento na cordilheira.
“Será um dos cases mais incríveis a pisar no palco principal da Gramado Summit. A gente sempre colocou o ser humano em primeiro lugar, e as histórias mais verdadeiras são as que conectam e inspiram. A história do Zerbino e dos demais sobreviventes mostra que o impossível pode ser alcançado”, diz Marcus Rossi, CEO e fundador do evento.
Outros nomes de peso também foram garantidos na edição: a psicanalista Maria Homem, os atores Marcos Veras e Danni Suzuki, o jornalista Felipe Suhre, o judoca medalhista olímpico Flávio Canto, a escritora Leila Ferreira, autora do livro “A arte de ser leve”, o filósofo Emanuel Aragão e o empresário do ramo de bebidas José Felipe Carneiro.
A Gramado Summit 2026 ocorre de 6 a 8 de maio, no Serra Park em Gramado.
SOBRE ZERBINO
Aos 72 anos, Gustavo Zerbino é exemplo de inteligência, resiliência, atitude e fé e hoje inspira audiências de todo o mundo com os aprendizados da experiência no caso conhecido como Milagre dos Andes. O avião que partiu de Montevidéu com 45 pessoas – um time de rúgbi e seus familiares – caiu a caminho de Santiago, em outubro de 1972. Por 72 longos dias, os sobreviventes enfrentaram as adversidades da cordilheira inabitável, até o resgate. Nesse período, nem todos que sobreviveram à queda do avião resistiram à falta de comida, à precariedade de abrigo e a uma fatal avalanche que atingiu parte do grupo.
Foto – divulgação