Agosto Lilás: Câmara de Gramado promove painel sobre o combate à violência contra a mulher

O Agosto Lilás é a campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, no dia 7 de agosto de 2006, que neste ano completa 19 anos de vigência.

Na tarde desta terça-feira, dia 26, a Câmara de Gramado foi palco de um importante encontro que reuniu mulheres da comunidade, usuárias do Gabinete da Primeira-Dama, lideranças de entidades e clubes de serviço, além de estudantes do Colégio Santos Dumont. Todos participaram do painel “Mais Voz, Mais Respeito – Unidas no Combate à Violência Contra a Mulher”, um espaço de reflexão e fortalecimento da rede de apoio às vítimas.

O evento foi promovido pela Câmara de Gramado, por meio do gabinete da vereadora Vivi Cardoso, e contou com a presença de mulheres que atuam diretamente na proteção e acolhimento de vítimas de violência. As convidadas foram a delegada Fernanda Aranha, a major Cláudia Maldaner, a diretora do Gabinete da Primeira-Dama Suzana Strassburger, a advogada Elizabeth Krupp Grade e a enfermeira Miriam Natali Frizzo.

O painel teve como objetivo debater o ciclo da violência doméstica, seus impactos psicológicos e sociais, além de apresentar mecanismos de enfrentamento que promovem autonomia e empoderamento feminino. Cada convidada compartilhou experiências e explicou de que forma sua área de atuação contribui para o amparo às mulheres vítimas de agressão, seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

“A violência contra a mulher se manifesta de diferentes formas e, por ocorrer majoritariamente dentro do ambiente doméstico, torna-se ainda mais complexa para que as vítimas reconheçam a situação e denunciem os agressores. Neste painel trouxemos informações claras, apresentamos a rede de apoio e, principalmente, mostramos que a mulher nunca está sozinha. Unidas, podemos ir mais longe no combate a essa violência”, destacou a vereadora Vivi Cardoso.

O evento também emocionou o público presente. “Quero parabenizar a Câmara e a vereadora por trazerem este debate tão necessário. É importante saber que nenhuma mulher está sozinha e que sempre haverá apoio disponível. Foi uma tarde de histórias inspiradoras e de muito aprendizado. Momentos assim devem ser recorrentes”, afirmou uma participante do painel.

O encontro foi uma iniciativa exclusiva da Câmara Municipal de Gramado e da vereadora Vivi Cardoso, com apoio do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM) e do Gabinete da Primeira-Dama.