Na noite desta sexta-feira (22), o 53º Festival de Cinema de Gramado recebeu a cerimônia de premiação da Mostra SEDAC/Iecine de Longas-metragens Gaúchos e da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros, no Palácio dos Festivais.
O Kikito de Melhor Longa-metragem Gaúcho foi para “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli, filme que também conquistou uma Menção Honrosa para o elenco feminino e o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. O longa mostra um grupo de meninas que vive a transição da infância para adolescência em uma escola pública na periferia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Elas têm entre 9 e 12 anos e, ao longo do ano letivo, sentem mudanças no corpo, medos, desejos e vivem a expectativa da chegada da primeira menstruação.
O prêmio de Melhor Direção foi para Jonatas e Tiago Rubert, por “Uma em Mil”, dupla que também levou para casa o prêmio de Melhor Roteiro. O longa garantiu ainda o troféu de Melhor Montagem para Joana Bernardes e Thais Fernandes. Já o filme “Passaporte Memória”, de Decio Antunes, arrebatou os dois prêmios de atuação, para Stephane Brodt e Lara Tremouroux; “Bicho Monstro”, de Germano de Oliveira, conquistou os Kikitos de Melhor Fotografia (Bruno Polidoro) e Melhor Direção de Arte para Gabriela Burck. O longa de Bárbara Paz “Rua do Pescador n° 6” venceu os prêmios de Melhor Desenho de Som (Rodrigo Ferrante e André Tadeu), e de Melhor Trilha Musical para Renato Borghetti.
O jornalista e crítico Daniel Fernandes, a atriz e produtora Gabrielle Fleck e a produtora Keyti Souza foram os jurados responsáveis pela escolha dos vencedores da Mostra SEDAC/Iecine de Longas-metragens Gaúchos.
Na Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros o grande vencedor foi “FrutaFizz”, de Kauan Okuma Bueno. O curta também se qualifica para a 1ª edição do Ibershorts Award 2025, prêmio organizado pelo Festival de Málaga em colaboração com a Festhome que busca fortalecer os laços culturais entre países ibero-americanos, incluindo Portugal e excetuando a Espanha. O curta conta a história de Mauro que, durante uma brecha numa viagem de trabalho ao interior, visita a cidade que marcou sua infância, confrontando memórias distantes que parecem ganhar vida a cada esquina.
O prêmio de Melhor Direção foi para Adriana de Faria, por “Boiuna”, longa que também venceu por Melhor Atriz (Jhanyffer Santos e Naieme) e Melhor Fotografia (Thiago Pelaes). Pedro Sol Victorino ganhou o Kikito de Melhor Ator por “Jacaré”, de Victor Quintanilha. Já “Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli, garantiu os troféus de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Montagem (Lobo Mauro) e Melhor Direção de Arte para Ananias de Caldas e Brian Thurler. O Kikito de Melhor Roteiro foi para Ítalo Rocha, por “Réquiem para Moïse”, de Caio Barretto Briso e Susanna Lira.
Lista de premiados:
Mostra SEDAC/Iecine de Longas-metragens Gaúchos
Melhor Filme: “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli
Direção: Jonatas e Tiago Rubert, por “Uma em Mil”
Ator: Stephane Brodt, por “Passaporte Memória”
Atriz: Lara Tremouroux, por “Passaporte Memória”
Roteiro: Jonatas e Tiago Rubert, por “Uma em Mil”
Fotografia: Bruno Polidoro, por “Bicho Monstro”
Direção de arte: Gabriela Burck, por “Bicho Monstro”
Montagem: Joana Bernardes e Thais Fernandes, por “Uma em Mil”
Desenho de som: Rodrigo Ferrante e André Tadeu, por “Rua do Pescador n° 6”
Trilha musical: Renato Borghetti, por “Rua do Pescador n° 6”
Menção Honrosa: para o elenco feminino de “Quando a Gente Menina Cresce”
Melhor Filme pelo Júri Popular: “Quando a Gente Menina Cresce”, de Neli Mombelli
Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros
Melhor Filme: “FrutaFizz”, de Kauan Okuma Bueno
Direção: Adriana de Faria, por “Boiuna”
Ator: Pedro Sol Victorino, por “Jacaré”
Atriz: Jhanyffer Santos e Naieme, por “Boiuna”
Roteiro: Ítalo Rocha, por “Réquiem para Moïse”
Fotografia: Thiago Pelaes, por “Boiuna”
Montagem: Lobo Mauro, por “Samba Infinito”
Trilha Musical: As Musas, por “As Musas”
Direção de arte: Ananias de Caldas e Brian Thurler, por “Samba Infinito”
Desenho de som: Marcelo Freire, por “Jeguatá Xirê”
Prêmio Especial do Júri: “Aconteceu a Luz da Lua”, de Crystom Afronário
Menção Honrosa: “Quando Eu For Grande”, de Mano Cappu
Prêmio Júri da Crítica: “O Mapa em que Estão Meus Pés”, de Luciano Pedro Jr.
Prêmio Canal Brasil de Curtas: “Na Volta Eu Te Encontro”, de Urânia Munzanzu
Melhor Filme Júri Popular: “Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli
Prêmio Iecine Destaque: “Um é Pouco Dois é Bom”, de Odilon Lopez (recebido por Vanessa Lopez)
Prêmio Iecine Inovação: Victor Di Marco e Marcio Picoli
Prêmio Leonardo Machado: Araci Esteves
Prêmio Iecine Legado: Gustavo Spolidoro
Fotos – divulgação/Festival de Cinema de Gramado