Estudantes do Projeto Saber Caracol visitam estação de tratamento de água da Corsan em Canela

Alunos da Escola Municipal Machado de Assis que participam do Projeto Saber Caracol – desenvolvido no Parque do Caracol – visitaram a Estação de Tratamento de Água 2 da Corsan, no Distrito Industrial, em Canela, para complementar o aprendizado em sala de aula. A visita fez parte de um acordo de cooperação técnica entre a Companhia e o Novo Caracol e Tainhas S/A – Parque do Caracol, e do programa Portas Abertas, criado para receber estudantes e o público em geral nas instalações da empresa.

Os cerca de 25 estudantes, entre 6 e 14 anos, acompanhados dos professores e da equipe do Parque do Caracol, foram recepcionados pela analista de responsabilidade social da Corsan Andrea Frizon e pelos operadores da estação de tratamento de água, Jaison Pereira e Letícia Angeli. Os alunos viram de perto como funcionam as etapas do caminho da água, desde a captação, feita no Rio Santa Cruz, em São Francisco de Paula – mais conhecido como Poço da Faca -, até chegar às torneiras dos consumidores, depois de passar por tratamento e ser enviada aos reservatórios.

Também receberam explicações sobre o constante monitoramento dos padrões de potabilidade (realizado em laboratórios), o monitoramento feito 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas (COI), a importância do consumo da água tratada e como evitar o desperdício. Após a visita, esclareceram suas dúvidas e receberam um mimo como lembrança da experiência.

Conforme o professor de Biologia e de aulas de meio ambiente do Projeto Saber Caracol/Escola Machado de Assis, Sérgio Henrique Licks, a visita à estação foi uma oportunidade única para as crianças conhecerem, de perto, todo o processo que garante a qualidade da água que chega às casas da população. “Essa experiência possibilitou que eles desenvolvam consciência sobre o uso responsável desse recurso e entendam a importância de preservá-lo, além de tornar os conteúdos aprendidos em sala de aula mais concretos e despertar o interesse pela ciência, pela cidadania e pelo cuidado com o meio ambiente”, afirmou.

Escolas interessadas em fazer as visitas devem agendar com a analista de responsabilidade social da Corsan Andréa Frizon, pelo telefone (54) 99959-4484.