Câmara de Gramado divulga programação da Semana da Pessoa com Deficiência 

Com o objetivo de promover a conscientização sobre inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, bem como celebrar suas conquistas e potencialidades, a Câmara de Gramado, em parceria com o COMPED – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, a AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região das Hortênsias, e as secretarias municipais de Educação, Cidadania e Assistência Social e Inovação, realizará a 7ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, entre os dias 21 e 28 de agosto.

Instituída pela Lei Municipal nº 3.810/2020, a Semana busca incentivar atividades voltadas à inclusão, geração de oportunidades de trabalho, esporte, lazer e debates sobre políticas públicas de atenção integral às pessoas com deficiência. Neste ano, o evento também marcará os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), reforçando os avanços e os desafios dessa caminhada.

Programação

Quinta-feira, 21

·        Arte que Inclui: Grupo de canto Sossego em Pauta (INAV/Caxias do Sul);

·        Discurso comemorativo: 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão, com Marcelo Lechner;

·        Horário: 18h30

·        Local: Auditório da APAE Gramado – Rua Piratini, 650 – Bairro Planalto.

Sexta-feira, 22

·        Basquete em cadeira de rodas com a equipe Leme Basquetchê/NH e atletas locais;

·        Horário: 14h às 16h

·        Local: Ginásio da EMEF Maximiliano Hanh – Rua Cerro Largo – Bairro Carniel.

Sábado, 23

·        Corrida Movimenta Gramado pela Inclusão

·        Horário: 8h às 10h

·        Local: Lago Negro – Largada no Parque Carrieri – Bairro Planalto.
(Em caso de chuva, a atividade será cancelada)

Domingo, 24

·        Dia no Parque – Encontro de famílias e pessoas com TEA;

·        Horário: 10h30 às 16h

·        Local: Parque do Caracol – Canela.

Terça-feira, 26

·        Campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto” – Mobilização educativa sobre o respeito às vagas exclusivas;

·        Horário: 9h às 11h

·        Local: Av. Borges de Medeiros (em frente à Praça Major Nicoletti).
(Em caso de chuva, a atividade será cancelada)

Quarta-feira, 27

·        Roda de Conversa – Vozes que Precisam Ser Ouvidas: espaço de escuta sensível com pessoas com deficiência, para refletir sobre inclusão real e cidadania;

·        Horário: 14h às 16h

·        Local: Plenário Júlio Floriano Petersen – Câmara Municipal de Gramado.

Quinta-feira, 28

·        Feira da Empregabilidade – conexão entre poder público, empresas e pessoas com deficiência, fortalecendo políticas públicas inclusivas;

·        Horário: 13h30 às 17h

·        Local: Câmara Municipal de Gramado.

Encerramento

·        Palestra “Dez anos da LBI: Avanços, desafios e futuro da inclusão”;

·        Apresentação artística Arte que Inclui;

·        Horário: 18h30

·        Local: Teatro Elisabeth Rosenfeld – Câmara Municipal de Gramado.

O evento conta com apoio institucional da Escola do Legislativo Ivo Bezzi, APAE Gramado, Orbis Clube de Gramado, Planta Gramado e Modo Bilíngue.