O Governador Eduardo Leite assinou nesta quinta-feira, dia 07, o contrato para a construção de uma linha de trem entre Porto Alegre e Gramado. O valor previsto de investimentos beira a marca de R$ 3 bilhões, e a construção será realizada com recursos privados e ficará sob responsabilidade do consórcio SulTrens, formado pela BF Capital, responsável pela captação de investidores, RG2E Engenharia Consultiva e STE Engenharia.
Foi destacado na assinatura que a definição do trajeto deve ficar concluído até 2026, com o percurso saindo do aeroporto Salgado Filho e passando por áreas rurais de Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Parobé, Araricá, Nova Hartz e Santa Maria do Herval, chegando a Gramado.
Importante informação é que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) já foi aprovado pelo Governo do Estado, e as empresas do consórcio precisam obter uma licença ambiental, esperada até 2029, para então iniciar a construção. A previsão de término da obra é para 2032.
A expectativa é atender pelo menos 10% dos turistas que visitam Gramado, com saídas diárias a cada hora, no intervalo das 7h às 22h, com capacidade para 250 passageiros por trem.
O percurso levará pouco mais de uma hora, sem paradas neste primeiro momento. O trajeto ainda poderá ser ajustado caso estudos indiquem interesse de alguma região em participar do investimento.
Também não está descartado o uso da ferrovia para transporte de carga durante o final da noite e a madrugada.
O consórcio de empresas poderá explorar a malha ferroviária por meio de uma concessão de 99 anos, conforme prevê a lei federal de 2021, que estimula empresas a desenvolverem projetos ferroviários.
Fonte – Redação RS
Foto – rede social.