Festa Colonial de Canela entra na reta final celebrando o orgulho de ser canelense

A 31ª Festa Colonial de Canela chega aos seus últimos cinco dias reforçando o sentimento de pertencimento, valorização do interior e amor pelas tradições. A Praça João Corrêa segue movimentada até o próximo domingo, dia 27, reunindo famílias, turistas e a comunidade local em uma grande celebração da identidade canelense.

Com gastronomia típica preparada por agricultores, agroindústrias e produtores rurais da cidade, o evento é mais do que uma feira: entre cucas e pães quentinhos saindo do forno a lenha, pastel de pinhão, bolinho de batata-doce e fortaia, além de um completo café colonial, o público encontra sabores que carregam memórias e afeto. 

A Festa Colonial faz parte da história de Canela e de algumas famílias que participam desde a primeira edição, como a de Alziro de Oliveira e Vicentina Lídio.

Nos primeiros 10 dias do evento, os números já batem recordes e segundo a secretária de Turismo e Cultura Kenia Jaeger, já passaram pela Praça João Corrêa mais de 100 mil pessoas.

“A Festa Colonial é um evento sublime. Permite realizar o sonho de entrosar o nosso agricultor e nossa comunidade, com o visitante e o próprio canelense que vive no meio urbano. No nosso trabalho diário da Emater, percebemos que o aumento de autoestima e da renda das famílias passa por este tipo de envolvimento. As oportunidades de negócios que se abrem a partir da Festa Colonial também se torna realidade para as agroindústrias” comenta o chefe do escritório municipal da Emater Alexandre Meneguzzo.

Outro destaque é a programação cultural, que nos últimos dias segue prestigiando os talentos da terra: músicos, atores e dançarinos locais protagonizam espetáculos no Multipalco e no Desfile Raízes da Terra, que emociona com suas encenações sobre a colonização e os costumes do povo gaúcho.

Pela primeira vez na Festa, os Jogos Coloniais conquistaram espaço e aplausos. As disputas de bocha, canastra e 66, envolveram mais de 180 pessoas, somando equipes e reservas das mesmas, promovendo integração entre gerações e entre moradores e visitantes, tornando-se um símbolo da união e do espírito comunitário que define o evento.

Os eventos realizados por esta Administração Municipal contam com um cuidado especial no quesito acessibilidade. A cerimônia oficial de abertura do evento contou com tradução em libras e estão instalados no evento tótens dirigidos à pessoas com baixa visão, cegas, daltônicas e com dislexia. “Estas ações de acessibilidade não só promovem a autonomia para a comunidade, mas são os primeiros passos para a capacitação social, dando acessibilidade para pessoas com deficiência através da prática” explica a CEO da Semearhis Lettícia Francisco.

A programação segue intensa até domingo, com entrada gratuita, vivências culturais, feira de artesanato, apresentações artísticas e a energia de um povo que tem orgulho de suas raízes. 

A 31ª Festa Colonial de Canela é uma realização da Prefeitura de Canela e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela.

Foto – Prefeitura de Canela