Projeto Raízes Coloniais valoriza o interior e promove integração entre escola e agricultura familiar na Festa Colonial

O projeto ” Raízes Coloniais”, da secretaria municipal de Educação, Esporte e Lazer, coordenado pelas professoras Marta Cassiana Mendes e Mercí Kürschner, foi para o palco da Festa Colonial nesta quarta-feira, 16, e levou uma centena de estudantes para o evento.

O Raízes Coloniais promove um intercâmbio entre jovens do meio urbano, agricultores e empreendedores rurais. 

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela Ana Carolina Benetti e o proprietário rural Volnei Machado falaram para alunos das escolas municipais Santa Terezinha e Cônego João Marchesi sobre as suas vivências na colônia e a importância da agricultura, valorizando agricultura familiar do município e o seu reconhecimento através da educação.

A secretaria municipal de Educação, através das escolas municipais, tem atuado desenvolvendo três pilares conceituais que são orientadores de projetos pedagógicos: origens, cidadania e sustentabilidade. No Raízes Coloniais o foco é a valorização da zona rural, a produção da agricultura local, buscando estreitar laços com a comunidade do interior.  

A secretária municipal de Educação Maria Gorete Rodrigues da Silva salienta: “esse momento de conhecer e reconhecer as nossas raízes é muito importante no desenvolvimento da cidadania,  atingindo um dos objetivos deste projeto“.

O Raízes Coloniais estará presente nas próximas edições da Festa Colonial de Canela.

Foto – crédito de Arthur Dias