Prefeito assina dois decretos suspendendo a emissão de novos alvarás para hotéis e restaurantes por 180 dias em Gramado

Na manhã desta segunda-feira (30), o prefeito Nestor Tissot, acompanhado pelo vice-prefeito Luia Barbacovi, pela Procuradora-Geral do Município, Dra. Mariana Melara Reis e pelo secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, assinou dois Decretos Municipais que suspendem, por 180 dias, a emissão de novos alvarás para hotéis que possuem mais de 20 apartamentos e para restaurantes localizados na área central da cidade, que contam com mais de 20 cadeiras.

A medida foi anunciada durante coletiva de imprensa, que também contou com a presença de vereadores e representantes de entidades. O presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Cláudio Souza e o presidente da Abrasel Hortênsias, Marcelo Wazlawick, manifestaram apoio à iniciativa.

Conforme dados apresentados pela Prefeitura de Gramado, o município conta atualmente com 24,7 mil leitos de hospedagem, sendo que existem 13 novos empreendimentos com obras em andamento e outros 33 projetos na área de hotelaria tramitando na Secretaria de Planejamento. Somando estas unidades, a projeção é de que Gramado atinja a marca de 36,1 mil leitos dentro de cinco anos.

Em relação a gastronomia, a suspensão da análise de novos alvarás envolve somente a região central da cidade, denominada como área de zoneamento 1.1 (entorno da Rua São Pedro e da Av. Borges de Medeiros – entre o Corpo de Bombeiros e o complexo do Lago Joaquina Rita Bier). Dados da Administração Municipal apontam que Gramado possui 318 restaurantes e estabelecimentos similares, representando 26 mil cadeiras. Além disso, 43 solicitações de novos projetos tramitam na Secretaria da Fazenda e no setor de Vigilância Sanitária.

Fotos – Gerson Sorgetz