Apesar das adversidades climáticas enfrentadas ao longo do ano em todo o Estado, o Olivas de Gramado conseguiu expandir a sua produção de azeitonas. Em relação à safra de 2024, o empreendimento alcançou um crescimento de 25%, aumentando de 20 para 25 toneladas de frutos colhidos. O resultado representa um recorde em seis anos de colheita da empresa. O empreendimento iniciou o plantio em 2013, mas a primeira safra foi colhida em 2020. A retirada das azeitonas diretamente das árvores é manual, processo executado por uma equipe de colaboradores do parque, com experiência na atividade, o que proporciona ainda mais cuidado e qualidade na produção dos premiados azeites.
Pioneiro em olivoturismo, o Olivas de Gramado conta com um pomar que ocupa 29 hectares área onde são cultivados 12.600 pés de seis variedades de azeitonas: as espanholas Arbequina, Picual e Manzanilla, as italianas Frantoio, Ascolana e a grega Koroneiki. “Tivemos uma safra incrivelmente produtiva, pois em regiões do Estado onde encontram-se as maiores áreas de plantio de oliveiras, infelizmente, pelo segundo ano seguido, houve quebra de safra, em razão de vários fatores locais”, comenta o azeitólogo e mestre-lagareiro do Olivas de Gramado, André Bertolucci.
Nostra Oliva surge como novo atrativo turístico
Paralelo ao período de colheita, o Olivas de Gramado promoveu o 1º Festival do Azeite Nostra Oliva. O evento superou todas as expectativas consagrando-se como um novo atrativo turístico para a Serra Gaúcha. Realizada de 8 a 23 de março, a festividade atraiu visitantes e apaixonados pelo universo dos azeites. Foram oito dias com programação diversificada e interativa que proporcionaram ao visitante, experiências únicas como colher azeitonas do pé, vivenciar a etapa de extração e envase, além de desfrutar de atividades que o parque dispõe, como Imersão 360º, Degustação Sensorial Harmonizada de Azeites, Tour Rural com Expresso Olivas, Piquenique Toscano e Olivas Sunset.
A expectativa para as próximas edições é grande, pois o Nostra Oliva surge como um evento diferenciado e de experiências exclusivas, até então inéditas, que vem para preencher uma lacuna no calendário de eventos da região e movimentar a baixa temporada em Gramado, trazendo um público consumidor de alto poder aquisitivo, cada vez mais interessado no universo do azeite de oliva extravirgem de alta qualidade.
Fotos – divulgação