Projeto do trem que vai ligar Porto Alegre a Gramado ganha a primeira autorização

A PGE – Procuradoria Geral do Estado deu parecer favorável para o projeto de construção de um trem que vai ligar a capital gaúcha a Gramado. Com isto existe sinalização que o Estado está de acordo com a realização do projeto. O projeto está sendo viabilizado pela empresa Sultrens Transportes Ferroviários e deve ter um investimento privado em torno de R$ 3 bilhões. Existe uma expectativa do governo gaúcho que o contrato de adesão seja assinado ainda este ano e as obras devem iniciar em 2028 e num prazo de três anos estar rodando no trajeto entre Porto Alegre a Gramado.

A partir da assinatura do contrato a empresa Sultrens deverá solicitar um pedido de licença prévia junta à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A Sultrens também precisa desenvolver o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

O projeto, desenvolvido há dois anos, é capitaneado pela RG2E Engenharia Consultiva, que atua em projetos de metrôs e ferrovias de passageiros; pela STE Engenharia, com experiência em projetos de infraestrutura; e pela BF Capital, que atua na captação de investidores. As três criaram a SulTrens, empresa de propósito específico.

Fonte – GZH/Jocimar Farina

Foto – rede social