Icônica Casa no Parque Knorr em Gramado será transformada no Memorial Gramadense da Cultura Alemã

O jornalista Leonid Streliaev, presidente do Conselho do Patrimônio de Gramado, vai apresentar oficialmente no dia 16 de novembro às 11 horas, o projeto de transformação da histórica Casa Knorr em um memorial dedicado à cultura alemã. O evento para convidados e imprensa ocorrerá nos jardins do Parque Knorr em Gramado.

A Casa Knorr construída em 1940 por João Oscar Knorr, filho de imigrantes alemães, é um marco da arquitetura bávara no Estado e um dos símbolos de Gramado. “A Casa Knorr carrega um valor simbólico único para a cultura alemã no Estado”, afirma Streliaev. “Ao transformá-la num memorial, preservamos nossa história criando um espaço de diálogo sobre as influências germânicas que moldaram esta região. ”

Com seu estilo peculiar, a Casa Knorr é uma das poucas construções bávaras autênticas no estado, ao lado da Casa Die Haberer na Sogipa em Porto Alegre. Tem forte presença na memória cultural dos gaúchos, atraindo visitantes de diversas partes do país. “Esse projeto é um presente para a comunidade e aos que visitam Gramado, faz parte da nossa identidade”, diz Streliaev.

O Parque e a Casa Knorr pertenceram à VARIG sendo adquiridos pela Prawer, empresa de chocolates de Gramado, que está promovendo a restauração preservando as características originais.

O novo Memorial Gramadense da Cultura Alemã terá curadoria da AGLA – Academia Gramadense de Letras e Artes. “Esse memorial chega num momento especial, quando comemoramos os 200 anos da imigração alemã no RS”, pontua Streliaev. “Queremos que seja um lugar de reconhecimento, celebração e resgate da rica herança alemã em nossa cidade. ”

Foto – divulgação