51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis inicia nesta sexta-feira

Evento ocorre até o dia 4 de agosto, na Rua Coberta, com entrada gratuita

O 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petropolis inicia nesta sexta-feira, 19 de julho, e prossegue até 4 de agosto, na Rua Coberta, com entrada gratuita. Durante 17 dias, Nova Petrópolis será o reduto de culturas de diversas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos, com ações solidárias em prol dos gaúchos e celebrações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Como defende o tema da 51ª edição, “A diversidade é o que nos une e fortalece nosso legado”.

“Será um evento muito especial no ano do Bicentenário, tudo foi pensado com muito carinho pela comissão organizadora. Estamos ansiosos para que o público se encante com as atrações, que gostem dos grupos inéditos e reencontrem os grupos queridos que retornam ao palco do evento. Estamos fazendo um Festival para aquecer o coração de todos os gaúchos, para renovar a autoestima, para trazer alegria após momentos tão tristes vividos no Rio Grande do Sul”, disse a coordenadora do 51° Festival Internacional de Folclore, Iasmin Schmitt.

Em 2024, 35 grupos folclóricos estarão no Festival Internacional de Folclore, que conta com seis grupos internacionais, quatro nacionais, cinco regionais e mais de 20 grupos locais confirmados; além de coros, orquestras e bandinhas típicas, que são novidades na 51ª edição. Serão mais de 2.000 artistas envolvidos no evento. Os visitantes terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, grupos da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Peru e Argentina; além dos estados brasileiros de Sergipe, Paraíba, Pará e Santa Catarina.

“Desejamos que seja um Festival cheio de alegria, colorido, felicidade e diversidade, feito com muita solidariedade e carinho para todos os gaúchos. Que o nosso público possa presenciar um belíssimo espetáculo na 51ª edição”, acrescentou Iasmin.

A programação inicia nesta sexta-feira, 19 de julho, na Rua Coberta, às 17h30, com show do violinista Simão Wolf. Logo após, às 19h, ocorre a cerimônia de Abertura Oficial e o Acendimento da Chama Folclórica. A rainha Ana Luiza Kuhn, a 1ª princesa Marluce Maldaner e a 2ª princesa Camila Caroline Schwaab darão as boas-vindas ao público e autoridades.

A primeira noite do 51º Festival Internacional de Internacional de Folclore terá como ponto alto a exibição do espetáculo “Linhas de Memórias”, às 20h.  História e arte reúnem a comunidade cultural do Município para mostrar ao mundo o seu talento. Momento em que a história é contada por artistas locais por meio da dança e da produção audiovisual local em um espetáculo que mescla cultura, história e emoção, que transcende o palco e chega aos corações de todos os que o assistem.

Durante os 17 dias do Festival Internacional de Folclore ocorre, também, a tradicional Feira da Diversidade, junto à Praça das Flores, apresentando 19 estandes de artesanato com produtos vindos das mais diversas nacionalidades. A Feira da Diversidade ocorre diariamente, das 9h às 21h.

O 51º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis.

Crédito: Divulgação/Comunicação PMNP