Encontro de pintura ao ar livre  acontece nesta semana em  Gramado

O outono em Gramado é a estação conhecida por avermelhar as ruas e bairros da cidade, trazendo o charme da estação. E, nos próximos dias, este cenário servirá de inspiração para artistas plásticos, professores, alunos e amantes da pintura ao ar livre. Isso porque de 02 a 05 de maio ocorrerá o 1º encontro de Pintura ao ar Livre. O evento faz parte do projeto Gramado Natural, que vem sendo realizado desde fevereiro deste ano, onde um grupo de pintores gramadenses já percorreu vinte áreas rurais, retratando as belezas naturais do interior em telas e criando preciosas obras de arte que farão parte de uma exposição que tem sua abertura programada para ocorrer no evento.

Durante o encontro dois eixos do projeto serão atendidos: intercâmbio cultural e mostra de artes. Para participar do intercâmbio junto com Coletivo Plein Air Gramado, anfitrião deste projeto, virão também as Arteiras de Gaia (Florianópolis/SC), o Plein Air RS (Porto Alegre/RS) e Alexandre Reider (São Paulo/SP). Os artistas terão momentos de imersão de pintura pelas áreas rurais e bate-papo e trocas de experiência profissionais.

Já a Mostra de artes ocorrerá nas tardes de sexta-feira (03) e sábado (04), às margens do Lago Joaquina Rita Bier. Na programação será possível curtir apresentações musicais enquanto todos os artistas estarão no entorno do lago, realizando demonstrações de pintura e criando suas obras de arte. “Queremos que na mostra de artes a comunidade possa ter um contato direto com o ofício do pintor, apreciar seu trabalho sendo feito ao vivo, admirar o processo de criação de uma obra de arte e até mesmo conversar e perguntar sobre curiosidades que tenha acerca da profissão do pintor. Por isso, convidamos as famílias para prestigiarem o evento e a programação gratuita”, afirma Alessandro Müller, curador artístico do projeto. A programação da mostra de arte é gratuita e aberta ao público geral, sem restrição de idade.

Ainda nesta edição, o Gramado Natural terá como convidado especial o artista plástico Jeferson Hoffmann, que realiza suas pinturas com a boca. O pintor é o único gaúcho integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os pés, instituição internacional que representa artistas que perderam o uso de suas mãos, seja por nascimento, acidente ou doença, e agora pintam com a boca e os pés. “Assim como em todos os nossos projetos culturais que realizamos, a acessibilidade é uma temática que buscamos trabalhar com bastante ênfase. E não somente a comunicacional ou a arquitetônica, que já possuem suas dificuldades peculiares. Mas também, a acessibilidade atitudinal. Por isso, termos o Jeferson conosco, além de ser uma felicidade gigante, também é uma forma prática de ampliarmos a visão e concretizarmos o mecanismo de protagonismo e participação”, pontua Luana Michel, gestora cultural responsável pelo projeto.

Ainda, o projeto prevê acessibilidade através de audiodescrição de vídeo e imagem, janela de Libras nos vídeos e intérprete de Libras na abertura da exposição de obras. “Para podermos desenvolver a acessibilidade atitudinal toda equipe de trabalho do projeto recebeu uma capacitação com profissional específico, de modo que possamos diminuir as barreiras e estreitar os caminhos para ampliarmos a possibilidade do direito à arte e a cultura para todos”, finaliza Luana.

A programação do evento inicia na quinta-feira (02) com a palestra “Direito à Paisagem”, de Vitor Ortiz e finaliza no domingo (05), com o encerramento do encontro que será realizado no Olivas de Gramado. O parque, apoiador do projeto, será palco para todos os pintores convidados e inscritos no evento.

“Nosso desejo é que tenhamos um final de tarde com o pôr do sol que já é marca registrada do local, onde todos os artistas possam estar com seus cavaletes e pinceis pintando esta beleza ímpar da natureza”, ressalta Alessandro.

Crédito da foto: Yas Almeida

Maiores informações: Patrícia Viale (Ascom Gramado Natural) 54 9990.6101