O SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, realizado no Serra Park, em Gramado até amanhã (24), tem gerado uma intensa comercialização de produtos primavera/verão para o varejo nacional e mercado externo. “Analisando em comparação com dados do ano passado, tivemos muito crescimento para diferentes regiões do Brasil, com ótimos negócios, e um dia de visitação cheio como não se via desde antes da pandemia”, comemorou Ruy Ferreira, gerente comercial na Petit Jolie, sobre o primeiro dia de feira. “A gente sempre coloca o objetivo de venda já visualizando uma eficiência de produção para os próximos três meses, e já temos a fábrica organizada para isso, mas esperamos que essa expectativa seja superada com esse movimento que vimos aqui na feira. Queremos dar mais trabalho lá na fábrica”, finaliza.
Também surpreendido positivamente, o grupo Ramarim comemorou o estande cheio ao longo de todo o primeiro dia de feira. “Cheguei a ficar sem voz de tanta gente que atendi ontem aqui. A gente estava com uma expectava neutra pelo momento do mercado, e não sabíamos como o lojista iria encarar a feira de verão, que é uma venda projetada. Mas fomos surpreendidos positivamente, acho que o verão, a cor, isso tudo gerou encantamento, e o pessoal está organizado para encerrar o inverno e se planejando para o verão com ótimas intenções de compra. Então foi um dia de negócios, não só de apresentação e feedback, mas geramos negócios e bem acima da nossa expectativa”, celebra Paulo Kieling, gestor de marcas Ramarim e Confortflex. O SICC, que tem 350 expositores e cerca de 1.500 marcas de calçados femininos, masculinos, infantis e esportivos, além de acessórios, espera receber 13 mil visitantes nos três dias do evento.
Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio SA, também se mostrou otimista. “Para nós é uma surpresa positiva. Esperávamos uma boa feira, mas está se mostrando mais que isso, com um resultado muito bom. Nós temos boas relações com importadores do mundo inteiro, e claro que nosso foco principal na exportação é a América Latina, mas estamos entrando na Europa e Oriente Médio também. O Brasil é um país simpático para o mundo inteiro, e automaticamente nossos produtos também”, afirmou Argenta dentro do estande lotado. Silvestre Rodrigues, da Limarca, que é a distribuidora oficial das marcas da Beira Rio na Guatemala, com 450 clientes diz que a feira é um “pacote completo”, já que além de bons negócios, Gramado oferece uma paisagem agradável e um ambiente acolhedor. “A moda e as tendências que se desenvolvem aqui no SICC podem chegar ao nosso mercado, claro que com adaptação a diferentes regiões da Guatemala, e é uma experiencia e tanto poder vir aqui. A tecnologia nos permite estar conectados, mas vir aqui é fundamental para perceber materiais, sentir o peso da peça, o conforto e com isso já temos uma ideia clara do que estamos vendo, isso só é possível aqui, presencialmente”, afirma o guatemalteco.
Foto – Dinarci Borges