Pesquisar
Close this search box.

CPERS Sindicato emite nota de apoio à professora afastada da Escola Senador em Gramado

Segundo está publicado no site do CPERS Sindicato, entidade que representa mais de 80 mil professores e funcionários de escolas da rede estadual do Estado, nesta sexta-feira (02), a Prefeitura de Gramado, através da Secretaria Municipal de Educação, afastou a professora Roberta Gil Merck, da escola Senador Salgado Filho, denunciada no Ministério Público Eleitoral por conteúdo produzido em sala de aula.

Segundo a Nota publicada pela entidade:

“Para o CPERS, não há lugar para a mordaça no ambiente escolar. A sala de aula é o espaço sagrado da liberdade de cátedra e de expressão, essenciais para o processo de ensino e aprendizagem.

Os defensores de projetos como o Escola sem Partido, nome criado para disfarçar uma iniciativa de viés autoritário, visam intimidar e silenciar professores(as) sem qualquer embasamento legal e que não tem paralelos no mundo democrático.

A Constituição Federal assegura ao(à) educador(a) o direito à liberdade de cátedra, que se resume em sua liberdade de atuação em sala de aula. Portanto, qualquer encaminhamento que viole esse direito é inconstitucional.

Em tempos de avanço dos ataques contra educadores(as), o Sindicato reforça a defesa de uma escola plural e sem mordaça. O espaço escolar não pode ser marcado por perseguições de docentes ou censura.

Em fevereiro deste ano, a CNTE e cerca de 80 entidades, lançaram uma nova versão do Manual Contra a censura nas Escolas.Se você educador(a) se sente ameaçado, acesse o material e conheça as estratégias jurídicas e político-pedagógicas que podem ser usadas em situações de censura nas escolas. 

Por uma escola pública, gratuita, de qualidade e sem mordaça! ”

Esta foi a nota na íntegra publicada pelo CPERS Sindicato.

Fonte – site do CPERS www.cpers.com.br