Uma nova atração turística de alto nível está em andamento em Gramado. É o Aquário de Gramado Natur Park, cujos projetos estão sendo desenvolvidos pela empresa Seaquarium Brasil. Eminentemente educativo, o empreendimento será constituído por um parque em formato inovador e sustentável, com uma ampla variedade de ambientes naturais para proporcionar lazer e entretenimento aos visitantes. As narrativas de rico conteúdo educativo, científico e cultural estão baseadas no conceito edutainment, o turismo do conhecimento, valorizando as experiências para o público, com atenção especial às crianças.
Os aquários (tanques individuais dentro do Aquário de Gramado) e os diversos componentes presentes no projeto do arquiteto Raul Milani estarão harmonizados com os contextos local e regional, através de um plano de reintrodução de espécies nativas, a cargo do especialista em paisagismo regenerativo, o agrônomo Toni Backes.
A Seaquarium Brasil é a empresa coordenadora e desenvolvedora dos projetos. Entre os profissionais e empresas que vem atuando estão a Clear Reef International, de Dubai, e a australiana AAT – Advanced Aquarium Technologies, consideradas as melhores empresas do mundo neste segmento, com realizações em mais de 30 países. Contando também com a parceria do Professor de Biologia, Vitor Hugo Travi, o storytelling do Aquário de Gramado irá descrever os ambientes e as espécies de rios e lagos da região e da costa sul do país, dando destaque aos espécimes de ambientes e ecossistemas locais, e valorizando a educação ambiental e o bem-estar animal.
O Aquário de Gramado vai estabelecer parcerias com universidades e escolas de Biologia para o uso das instalações do complexo. Além disso, o Aquário manterá um Instituto para a promoção de programas especiais de visitas e viagens de estudo, de escolares e crianças carentes. O Aquário de Gramado Natur Park vai causar um impacto positivo para o turismo e para a economia da região e se tornar um importante legado para o futuro.
Foto – divulgação