Serviço Geológico do Brasil lança Projeto Ametista em Gramado

O Geo Museu de Gramado sedia, na próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, às 10 horas, o lançamento do projeto Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIM) – Modelo Prospectivo para Ametista e Ágata na Fronteira Sudoeste do Rio Grande do Sul, o projeto tem a autoria dos geólogos Magda Bergmann, Paloma Gabriela Rocha, Andrea Sander e Giovani Parisi. O evento em Gramado faz parte das comemorações dos 52 anos do Serviço Geológico do Brasil-CPRM (completados no último dia 15). O projeto que será apresentado em Gramado busca fomentar o aproveitamento econômico dos depósitos de gemas que ocorrem em áreas contíguas aos jazimentos de classe mundial do distrito gemológico Los Catalanes, do Uruguai. Atualmente, a região gaúcha produz apenas ágatas. O trabalho do SGB-CPRM indica a grande potencialidade para ametista, consolidando a liderança do Brasil no mercado mundial desta gema.

O GEO Museu foi escolhido pela entidade para sediar o evento pois possui uma considerável coleção de geodos de ametista e ágata provenientes da região estudada, tanto brasileiros quanto uruguaios. O Geo Museu é um dos maiores museus de minerais do sul do Brasil e parceiro do Programa SGBeduca, do SGB-CPRM desde 2020. Atualmente, abriga duas exposições itinerantes do Programa SGBeduca, do Serviço Geológico do Brasil – CPRM: a mostra “Geologia das Coisas – Os Minerais do Cotidiano” e a “Sandbox”.

SOBRE O EVENTO – Cerca de 20 convidados, incluindo especialistas no tema e autoridades locais, estaduais e nacionais estarão presentes para iniciar os debates.  O evento seguirá todos os protocolos de distanciamento exigidos em função da pandemia de Covid-19. Na ocasião, o diretor-presidente do SGB-CPRM, Dr. Esteves Colnago e o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB-CPRM, Dr. Márcio Remédio apresentarão os detalhes sobre o projeto.

Foto – divulgação