Hotel Laje de Pedra é o escolhido pela rede Kempinski para a sua estreia na América do Sul

Um dos hotéis mais tradicionais e queridos da Serra gaúcha, o Laje de Pedra, está prestes a criar um novo paradigma em hotéis de lazer de altíssimo padrão no Brasil. O negócio marca a chegada do mais antigo grupo de hotéis de luxo da Europa à América do Sul – fundado em Berlim em 1897 e com sede em Genebra – e de um novo movimento de aproximação e valorização do mercado brasileiro, em parceria com a LDP Canela S/A.

Com unidades em 34 países e instalação e atendimento exclusivos, a Kempinski Hotels abraçou a oportunidade de operação do Laje de Pedra por inúmeros aspectos. Dentre eles, estão o respeito pela memória, a arquitetura modernista imponente e, é claro, seu posicionamento privilegiado sobre o Vale do Quilombo, com vista ímpar e espetacular da falésia de 400 metros em uma das regiões mais bonitas do sul do Brasil.

O objetivo, segundo Bernold Schroeder, CEO interino e presidente do Conselho de Administração da Kempinski Hotels, é “trazer esse ícone arquitetônico de volta à vida com o compromisso com a qualidade de primeira classe combinada com a elegância atemporal e posicioná-lo como um destino do mais alto nível. Esta é uma excelente oportunidade para ingressarmos no mercado sul-americano com um projeto excepcional”, destaca Schroeder.

O negócio foi encarado desde o primeiro momento como um investimento imperdível para os sócios. José Paim, que junto com José Ernesto Marino Neto e Márcio Carvalho, adquiriu o hotel em 2020 do Grupo Habitasul, conta que não hesitou quando recebeu a proposta de aquisição do local. “Por ser de família gaúcha, conheço o Laje de Pedra desde a sua inauguração e, como todos que já estiveram por lá, tenho uma relação afetiva com aquele lugar. É um dos locais mais lindos em que já estive, com grande significado histórico e distinção – premissas das propriedades Kempinski”, lembra Paim. 

Além da operação hoteleira, o Kempinski Laje de Pedra contará com residências privadas ultra premium servidas por todos os serviços de um hotel cinco estrelas, incluindo a disponibilidade de mordomo, adega e garagem privativas individualmente fechadas para a segurança dos automóveis de luxo. Uma parte das residências do Laje de Pedra será comercializada pelo regime de propriedade compartilhada, que permitirá que, por exemplo, alguns apartamentos tenham 4 coproprietários com o potencial de uso de 13 semanas ao ano cada, tal como já amplamente utilizado no compartilhamento de jatos executivos, helicópteros e lanchas no público de alta renda. É o luxo compartilhado.

O plano de reestruturação do Laje de Pedra inclui uma importante remodelação e ampliação arquitetônica a fim de retomar sua posição de liderança na hotelaria de lazer do Brasil. Ao transportar seu espírito para o presente, após uma extensa modernização, o hotel conta com projeto de arquitetura assinado pela Perkins & Will, paisagismo de Sergio Santana e decoração de Patricia Anastassiadis. Em uma área total de 61 mil m², o hotel terá 357 apartamentos com tamanhos de 54m² a 290m². Entre as atrações estão 4 restaurantes e 5 bares internacionais com amplos terraços e vistas únicas, enoteca, rooftop bar com lareira aberta, teatro e área para eventos. Os hóspedes encontrarão entretenimento e descanso na academia de 1 mil m², sofisticado spa de padrão europeu, Kids Club e piscinas aquecidas. Salas de reuniões e conferências, bem como o teatro do hotel completam o projeto. A expectativa é que os novos hóspedes sejam recebidos no novo Kempinski Laje de Pedra em 2024.

Crédito: Divulgação/Reprodução