Gerson Sorgetz

Gerson Sorgetz

Sou natural de Gramado e aprecio temas da política, pois trata-se de uma herança familiar. “Sempre bom lembrar que meu pai, seu Rudy Sorgetz (in memoriam), foi o primeiro Diretor-Secretário da Câmara de Vereadores de Gramado e gostava de política”.

SAIBA MAIS

Polo Gramado Véra Grin intensifica atividades e prepara Semana Acadêmica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Gramado Véra Grin, localizado junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz, é uma unidade educacional acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância – EaD. “É importante salientar que a presença de um polo da UAB na nossa cidade representa melhora da qualidade de vida, garante o direito à educação, o qual é previsto pela Constituição Federal, incentiva o desenvolvimento humano e proporciona que a população possa procurar novas possibilidades no mercado de trabalho”, destaca Lisiane Pinto dos Santos, coordenadora do polo.

Atualmente há no polo a oferta de 16 cursos, sendo 12 cursos de graduação e 4 de especialização, com a parceria de cinco universidades federais, uma universidade estadual e uma instituto federal. Para ingressar nos cursos superiores, os interessados devem aguardar a abertura do edital de seleção, que é lançado pela IES, e seguir todas orientações de seleção, que pode ser via nota obtida no ENEM, vestibular, prova de redação, entre outros. Após a seleção, forma-se a turma, a qual permanecerá até a formatura, pois no sistema UAB as seleções possuem apenas uma oferta, enquanto uma turma não termina o curso, não há nova oferta.

Apesar de os encontros presenciais no Polo Véra Grin terem sido suspensos em função da pandemia, os cursos de graduação e pós-graduação mantiveram suas atividades: aulas, provas, lives, palestras continuaram acontecendo, porém de forma remota. O Polo Véra Grin, por sua vez, permaneceu aberto a fim de atender os acadêmicos quando houvesse necessidade, bem como apoiar as secretarias e os conselhos municipais em suas reuniões extraordinárias ou mensais. Além disso, cumprindo um papel de relevância social, a equipe do polo participou no cadastramento de pessoas do município de Gramado interessados no Auxílio Emergencial do governo federal. Em torno de 300 atendimentos foram realizados desde o ano de 2020. E neste ano, em comemoração ao quarto aniversário do Polo Véra Grin, está sendo organizada uma Semana Acadêmica, cujo tema é “Entre a formação e a prática: possíveis caminhos”. Este evento busca estabelecer o diálogo sempre importante entre teoria e prática. As atividades previstas são palestras, oficinas, rodas de conversa e ação solidária.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no polo localizado na Rua Josias Martinho, número 197, bairro Moura, ou através do telefone (54) 3286-7896 e e-mail: uab.gramado@gramado.rs.gov.br.

Cursos oferecidos no Polo Véra Grim:

– Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder/UFRGS

– Graduação em Biblioteconomia/UFRGS

– Curso de Ciências Biológicas/ UFRGS

– Licenciatura em Letras/UFSM

– Licenciatura em Sociologia/UFSM

– Licenciatura em Educação Especial/UFSM

– Licenciatura em Física/UFSM

– Licenciatura em Pedagogia/UNIPAMPA

– Licenciatura em Geografia/UNIPAMPA

– Tecnologia em Sistemas para a Internet a Distância/IFSul

– Licenciatura em Ciências da Natureza/UNIPAMPA

– Licenciatura em Física/FURG

– Especialização em Gestão em Saúde/UNIPAMPA

– Especialização em Artes/UFPel

– Especialização em Educação: Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada /IFSul

– Especialização em Educação e Cultura/UERGS

Crédito: Asscom/Prefeitura de Gramado

Outras Notícias