O setor varejista da Região das Hortênsias também está tomando medidas de prevenção contra o coronavirus. É essencial seguir o que diz a Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir o risco de contágio. É necessário priorizar a saúde e bem-estar do trabalhador e familiares. O comércio permanecerá aberto, quando possível, respeitando as determinações do poder público de cada município que compõe a base territorial.
Levando em consideração as medidas de combate à propagação do vírus e por tratar-se de hipótese de Força Maior nos termos do disposto no art. 501, caput da CLT, o Sindilojas Hortênsias – Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias, e o Sindicomerciários – Sindicato dos Empregados no Comércio de Canela, realizaram no dia 19 de março de 2020, Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) específica para este momento de prevenção ao Covid 19.
A CCT abrange as cidades de Cambará do Sul, Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco De Paula, se aplicando ao período de 19 de março a 31 de maio de 2020.
Dentre os assuntos abordados no documento estão: feriados, banco de horas, a permissão da redução da jornada de trabalho, concessão de férias integrais ou parceladas enquanto perdurar a pandemia, teletrabalho, suspensão do contrato de trabalho, entre outros.
A CCT pode ser conferida no site da entidade pelo link: http://www.sindilojashortensias.com.br/sites/default/files/sindilojashortensias/files/cct_covid.pdf