A Câmara de Vereadores de Gramado cancelou na noite de ontem (19), a Sessão Extraordinária marcada para a manhã desta sexta-feira (20). Na oportunidade seria lida a emenda que reduziria de 7,5% para 6,8% o reajuste anual dos servidores públicos, proposto pela Prefeitura. O projeto contempla servidores do Poder Executivo e Legislativo, bem como da Autarquia Municipal de Turismo (Gramadotur).
A emenda havia sido proposta no final da tarde de quarta-feira (18), durante reunião na Câmara, entre vereadores e assessores. A decisão de retirar a emenda e cancelar a sessão extraordinária foi tomada após o vereador Rafael Ronsoni, do Progressistas, demonstrar contrariedade sem existir diálogo entre os servidores e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gramado (SSPMG).
“Uma das minhas bandeiras é o diálogo. Ao avaliar a emenda não levei em consideração o percentual do reajuste, mas sim, a questão do diálogo entre os vereadores, servidores públicos e o sindicato da categoria. Em virtude da pandemia do coronavírus não seria possível esse diálogo, portanto demonstrei ser contrário a inclusão, leitura e aprovação dessa proposta”, explica Ronsoni.
A emenda havia sido assinada pelos vereadores Dr. Ubiratã, Luia Barbacovi, Volnei da Saúde, Rosi Ecker Schmitt, Manu da Costa, Professor Daniel, Renan Sartori e Everton Michaelsen. Ainda na noite de ontem, o vereador Dr. Ubiratã solicitou a retirada de sua assinatura na emenda.
“Havia concordado com a emenda na condição que todos os vereadores assinassem, como não houve esse consenso, optei em também retirar minha assinatura da proposta”, disse o Líder de Governo, vereador Professor Daniel (PT).
O projeto segue para votação na próxima segunda-feira (23).
Foto: Divulgação