Em coletiva de imprensa o Secretário da Saúde de Gramado, Altemir João Teixeira (MDB) afirmou que “não existe a incidência da doença em Gramado”. João convocou a imprensa após a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado ter notificado a Secretaria informando que o Município passou à condição de infestado por Aedes Aegypti. João disse ainda que dentro da 5ª Coordenadoria existem 49 municípios, “e 17 estavam infectados, agora são 18” relatou. Segundo o médico Veterinário, César Brum, que também é Fiscal Sanitário, desde 2016 já existem focos, “mas não existe o vírus da dengue em Gramado”, afirmou. Para o Dr. César, “estávamos vivendo uma questão de tempo para acontecer”, e voltou a afirmar que não temos a doença.
O foco do mosquito transmissor foi encontrado na Vila do Sol em Gramado. “Hoje estamos com 6 agentes de campo, e devemos passar para até 15”, comentou o médico.
Os representantes da Secretaria da Saúde solicitam encarecidamente que a população denuncie pelo fone (54) 3295-7100 ramal 4 quaisquer problemas que forem observados, e pedem para a população evitar o acúmulo de lixo ou água parada. O objetivo da equipe é em três dois meses atingir 100% das visitas às residências de Gramado e acabar com o problema. O Diretor da Vigilância Sanitária, Sérgio Spannemberger (PDT), e o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ronsoni (Progressistas), também acompanharam a coletiva de imprensa.
Foto: Gerson Sorgetz