Pesquisar
Close this search box.

Secretário de Meio Ambiente de Canela é preso na 8ª Fase da Operação Cáritas

A Polícia Civil de Canela deflagrou a 8ª fase da Operação Caritas, na manhã desta quinta (19), que investiga corrupção em parte do poder público da cidade. Em grande operação policial, foram cumpridas simultaneamente 180 medidas judiciais, incluindo-se prisão preventiva do Secretário de Meio Ambiente de Canela, Jackson Müller, 2 afastamentos cautelares de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canela pelo prazo de 120 dias e sem remuneração, 4 afastamentos cautelares de servidores públicos por 60 dias sem remuneração, 40 mandados de busca e apreensão, 111 quebras de sigilo, 7 apreensão de veículos e uma restrição de venda a imóvel.

A investigação policial se concentra nesta 8ª fase na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Canela. Contratos que somam até 8 milhões de reais sob investigação.

São apuradas denúncias de que empresas pertencentes ou ligadas a servidores públicos (CCs) do alto escalão da Pasta e seus sócios seriam indicadas a munícipes e empresários da cidade que buscavam licenciar grandes empreendimentos em Canela. Caso o munícipe ou empresário não contratasse a empresa ligada aos servidores, tinha inviabilizada ou postergada a possibilidade de obtenção da licença ambiental pretendida. Ainda, estão sob suspeitas contratos firmados pela Prefeitura Municipal de Canela com empresas ligadas aos servidores, com dispensa de licitação (inexigibilidade), na Secretaria do Meio Ambiente.

A Polícia Civil informa que 27 pessoas são alvo das medidas cumpridas no dia de hoje, sendo 18 pessoas físicas e 9 pessoas jurídicas, mas são mais de 30 os investigados somente neste inquérito policial.

As investigações policiais da Operação Caritas em relação à Secretaria Municipal do Meio Ambiente ocorrem há cerca de 6 meses.

A Polícia Civil de Canela não divulgou nomes de investigados, restringindo-se a afirmar que há fortes elementos no inquérito ligando parte do alto escalão da Secretaria do Meio Ambiente a empresas que seriam indicadas ou que realizaram contratos públicos com a Prefeitura Municipal de Canela, ressaltando os posicionamentos do Ministério Público de Gramado e do Poder Judiciário de Canela, que confirmaram, praticamente na íntegra, os pedidos formulados pela Polícia Civil no curso das investigações, viabilizando o cumprimento de 180 medidas judiciais simultaneamente na manhã de hoje.

Segundo o Portal da Folha, o Delegado Regional de Polícia, Heliomar Franco, divulgou a prisão do Secretário em suas redes sociais.

Fonte – Portal da Folha