Pesquisar
Close this search box.

Exposição sobre a Antártica fica até 31 de março em Gramado

Gramado recebe desde agosto de 2021 a exposição Da Floresta ao Deserto de Gelo – Pesquisas Geológicas na Antártica. A exposição na Serra Gaúca é uma iniciativa do GEO MUSEU com realização e curadoria da Unisinos, através dos cursos de Bacharelado em Geologia (graduação) e Pós-Graduação em Geologia, Instituto Tecnológico FOSSIL – Itt FOSSIL, Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul (MHGEO) e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro). Com a ótima receptividade do público, os organizadores decidiram prorrogar a mostra até 31 de março de 2022. Além de aumentar em dois meses o período de visitação para o público em geral, a ideia é potencializar o recebimento de grupos de alunos após a volta às aulas. A exposição em Gramado oferece experiências reais e vivências com a montagem de um acampamento real com itens utilizados em expedições do Programa Antártico Brasileiro como barracas, bandeiras do Brasil desgastadas pelo clima da Antártica, e equipamentos utilizados pelos pesquisadores.

Estão ainda em exposição materiais fósseis de animais e plantas e de rochas descobertos no Continente Antártico. São mais de 50 amostras históricas (algumas amostras com mais de 50 milhões de anos), exposição fotográfica do renomado fotógrafo paulista Edson Vandeira que tem seu trabalho representado inclusive pela National Geographic Image Collection (EUA), e há 7 anos apoia o Programa Antártico Brasileiro. Completam a exposição documentos e equipamentos históricos como mapas antigos e equipamentos dos profissionais de Geologia da Unisinos. Toda a exposição é acompanhada de banners com conteúdos informativos técnico-científicos sobre a Geologia geral da Antártica e vídeos com imagens captadas por drone e helicóptero. A curadoria é do cientista, paleontólogo e professor da Geologia Unisinos, Rodrigo Horodyski.

A entrada no GEO é gratuita para grupos de escolas de todo o Brasil, basta a escola entrar em contato com o museu e agendar. A entrada também é gratuita para moradores de Gramado e Canela.

SERVIÇO:
Exposição Da Floresta ao Deserto de Gelo – Pesquisas Geológicas na Antártica
Onde: GEO MUSEU em Gramado- RS
Horários: Segundas, terças, quintas, sextas, sábados e domingos das 9h às 17h
Quartas-feiras: fechado
Ingressos: Valores e compras online: https://ingresso.geomuseu.com.br/

Foto – divulgaçãoÁrea de anexos