Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Gramado prepara programação alusiva à Campanha Mundial de Amamentação

Com o objetivo de conscientizar em relação à importância da amamentação, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, realiza entre os dias 1º e 7 de agosto, a Campanha Mundial de Amamentação, que é marcada pelo ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Com o tema da 9º edição da Campanha ‘Proteger a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada’, a programação criada pela Secretaria da Saúde especialmente pensada para mães e filhos, tem como o objetivo estimular a reflexão sobre a importância do Aleitamento Materno para a vida das crianças, da família e da sociedade em geral. A amamentação exige um esforço, muito embora seja de domínio da mãe, sua prática tende a melhorar com o apoio que recebe do companheiro, familiares, no local de trabalho e da comunidade.

Desde 1992, a Semana Mundial Amamentação Materna é comemorada na primeira semana de agosto a fim de estimular a amamentação e melhorar a saúde das crianças em todo o mundo. A data celebra a Declaração de Innocenti, cujo objetivo é destacar o aleitamento materno como a melhor fonte de nutrição infantil. E em abril de 2017, o Congresso Nacional sancionou a Lei nº 13.435/2017, instituindo o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno.

Programação da Semana Mundial Amamentação Materna

Domingo – Abertura do 9º Amamenta Gramado

Redes Sociais Oficiais da Prefeitura Municipal de Gramado

Segunda-feira – Entrega da Manta Dourada e Toalha Dourada, simbolizando a Importância da Amamentação, pelo prefeito Nestor Tissot, à duas mães e seus bebês.

Gabinete do Prefeito:

Horário: 14 horas

Tribuna do Povo: Explanação da nutricionista Patrícia Reimann e pediatra Marcia Figueiredo sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno e Amamenta Gramado.

Câmara de Vereadores de Gramado

Horário: 16 horas

Terça-feira – Prevenção de Acidentes na Infância com o pediatra Joel Pedroso

Vídeo publicado nas Redes Sociais da Prefeitura Municipal de Gramado

Quarta-feira – Primeiro Atendimento do Recém Nascido (Programa Municipal Bebê + Saúde) Vídeo publicado nas Redes Sociais da Prefeitura Municipal

Quinta-feira – Passeio no Le Jardin, com sessão de fotos as mães e seus bebês.

Horário: saída na UBS Floresta às 14 horas.

Caso chova, o evento será cancelado.

Sexta-feira – Atualização sobre Amamentação com a pediatra Elsa Giugliani e psicólogo Milton José Cazassa

Público-Alvo: Profissionais da Saúde

Horário: 16 horas às 17 horas.

Evento será de forma virtual e síncrona. Link: https://meet.google.com/pcr-sgdk-hwp

Sábado – Mamaço: Encontro de mães que amamentam com o objetivo de incentivar e dar visibilidade quanto à importância da amamentação.

Local: Centro Municipal de Cultura Prefeito Arno Michaelsen (Rua Leopoldo Rosenfeld, 815).

Horário: 14 horas

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado