Pesquisar
Close this search box.

Projeto cultural “Anos 10” retrata a diversidade na cena musical gaúcha

O projeto “Anos 10 – produção e diversidade na cena musical gaúcha” vai reunir cinco artistas gaúchos independentes com destaque na última década: Glau Barros, Nino, Pâmela Amaro, Filipe Catto e 50 Tons de Pretas. Cada artista participará de um bate-papo on-line sobre seu trabalho, suas influências e objetivos de carreira. Nas transmissões virtuais, que começam na quinta-feira (13), às 21h, e vão até 17 de julho, participam os diretores ou os produtores musicais dos artistas. Coordenado e produzido por dois profissionais de Canela, Enio Martins e Fernando Gomes, o projeto foi aprovado no Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, que é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.

Com curadoria dos críticos de música Enio Martins e Juarez Fonseca, o projeto foca nos sujeitos do processo criativo e produtivo da música, desde sua composição, passando por produção e gravação até chegar ao público ouvinte. Os curadores comandam as entrevistas e abrem a programação de lives, contando com a participação especial de Leo Henkin. Todas as transmissões terão áudio-descrição e tradução em libras.

Ao final do projeto, a equipe de curadores, artistas e produtores apresentará uma composição colaborativa. Liderada por Henkin, a gravação será transmitida para o público via redes sociais.

Outra ação do projeto será o workshop on-line com Tiago Becker, do Estúdio Soma. O objetivo é o aperfeiçoamento, além de fundamentos de gravação em estúdio para técnicos e produtores musicais. “Os alunos capacitados já colocarão em prática as orientações durante a gravação da música colaborativa dos artistas participantes do projeto. É uma etapa que incentiva a interação entre os artistas e os oficineiros. É uma oportunidade para diminuir o isolamento e retomara cena musical com pluralidade e diversidade, antes tão forte e presente na vida artística e parte essencial da Economia Criativa do Estado”, afirma Fernando Gomes, proponente e coordenador do projeto.

Mais informações sobre o projeto pelo Instagram oficial @anos10rs ou pelo Facebook da Fundação Cultural de Canela. Os bate-papos musicais serão transmitidos pelo Youtube Clube TV.

Crédito: Luis Ferreirah/Divulgação