Pesquisar
Close this search box.

Sobre discussão na Câmara, Presidente da Casa diz que “não defendi nenhuma das partes, mas sim, defendi a ordem e o respeito”

A vereadora Presidente do Legislativo gramadense, Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) emitiu Nota de Esclarecimento sobre o episódio ocorrido no início da sessão da última segunda-feira, dia 16, envolvendo os vereadores Rafael Ronsoni e Manu da Costa.

Diz a Nota enviada:

“Na segunda-feira (16), ANTES DO INÍCIO da Sessão Ordinária quando é comum os Vereadores conversarem informalmente o Vereador Rafael Ronsoni fez uma fala sem citar nomes, comemorando o resultado do Prefeito eleito, a Vereadora Manu da Costa se sentiu ofendida, houve um início de uma discussão entre os dois parlamentares, nesse momento pedi para que ambos acalmassem os ânimos e que iriamos iniciar a Sessão. Iniciada a Sessão, a Vereadora Manu se retirou do Plenário. Quando finalizou o hino, o Vereador Dr. Ubiratã pediu para levantar a Sessão porque teríamos naquele momento votação de ATA onde é necessário a votação dos parlamentares presentes, de pronto suspendi. Assim que suspendi a Sessão fui até o gabinete da Vereadora Manu e pedi para que ela se acalmasse e que retornasse, também fui falar com o Vereador Rafael pedindo para que ele se contivesse, e que ambos mantivessem respeito e focassem na pauta da Sessão. Também consultei o jurídico da nossa Casa, perguntado se havia algo a ser feito naquele momento, a orientação foi que levantasse a Sessão até que todos se acalmassem e se por ventura não obtivessem a Ordem teria que suspender a Sessão, mas após isso todos se mantiveram calmos, onde demos seguimentos aos trabalhos da Casa. A postura da Presidente sempre que há uma discussão que não seja agressão pessoal, de calunia, injuria ou difamação conforme art . 2° da Lei Orgânica Municipal é de manter a ordem e se caso os parlamentares não obtiverem a ordem deve ser levantada a Sessão até que todos se recomponham para mantermos a ordem e seguir os trabalhos da Casa. Sabemos que cada um tem seu partido político e suas ideologias, mas quando estamos aqui é para um único proposito o interesse público, o bem para nossa Comunidade, por isso pedi para todos os vereadores que mantivesse o respeito como sempre tivemos nessa Casa, e que todos concentrassem nossas energias para as matérias que estão na Casa e o melhor para a nossa Cidade, porque foi para isso que todos fomos eleitos. Por isso quero deixar claro que tomei todas as providências cabíveis baseada em nosso Regimento Interno e Lei Orgânica, conforme orientação jurídica, não defendi nenhuma das partes, mas sim, defendi a ordem e o respeito”, foi a Nota de Esclarecimento enviada pelo Gabinete da Presidência.