Pesquisar
Close this search box.

Médico Fabiano Ruoso está vencendo a Covid-19

Vítima do Covid-19, o médico Fabiano Ruoso segue internado no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre onde fez tratamento intensivo. Fabiano está prestes a deixar a CTI daquele complexo hospitalar e ir para um quarto para a recuperação final. Ele postou em sua rede social toda sua luta para vencer o Covid. Ele conta que teve 80% dos pulmões comprometidos e relata que após isso tudo,  passará enxergar as coisas de forma diferente agora, mais sensível, mais humilde e tolerante. “Acho que vou sair disso uma pessoa melhor, e provavelmente um médico melhor”, descreveu.

Confira na íntegra o relato de Fabiano Ruoso:

Vencendo a COVID19!

Acho q a maioria soube que acabei tendo problemas graves com a COVID19. Estava sendo monitorado vinha evoluindo bem, mas em determinado momento o problema agravou de forma descontrolada, acabei tendo acometimento de 80% dos pulmões e minha oxigenação chegou a níveis críticos. Esse tipo de situação inflamatória é um tanto aleatória, imprevisível, depende talvez da carga de exposição e fatores desconhecidos. Felizmente não tenho outras doenças a se somar.

Fui primeiro socorrido pelo meu próprio time na CTI do HASM. Recebi um carinho e atendimento q jamais vou esquecer. O aperto no coração de ver técnicos, enfermeiros e colegas apreensivos e emocionados com a minha presença ali, vulnerável e sucumbindo dia a dia à doença. Como eu mando muito ali, tinha acesso aos meus exames antes mesmo dos meus médicos, e o risco alto de precisar de ventilação invasiva chegando, achamos melhor não colocar todo o time nessa “saia justa”.

Aí tive vários amigos por mim, mesmo com dificuldades de Leitos pela demanda altíssima em Poa naqueles dias. Dra Sheila, Dr Nasi, o meu querido Rafael Medeiros, a minha esposa amada não descansaram até me trazerem para onde estou agora. Conseguiram vaga para no CTI do Hospital Moinhos de Vento, que no Brasil conta com os melhores indicadores de recuperação de doentes graves por COVID19. Alta tecnologia e expertise das equipes. Chegado aqui, sabia q as minhas chances de recuperação seriam altas. Time espetacular. Meu Pneumologista, Marcelo Kern, um craque! A Residente Gabriela altamente precisa nos procedimentos mais invasivos, time todo de intensivistas, fisioterapeutas e enfermeiros incríveis que me atenderam nesses dias. Apesar de 80% de lesões pulmonares e gasometria em parâmetros críticos, fomos manejados com um sistema não invasivo, que me proporcionava alto fluxo de ar com oxigênio, associado a longos períodos de posição Prona, com alguma sedação continua que me tirava o pânico e me mantinha centrado, focado, isso melhorava minha oxigenação a níveis aceitáveis e seguros. Foram assim diversos dias. Muita dor, sofrimento duro, mas as coisas foram progressivamente melhorando depois de vários dias. Ainda dependo de um pouco de 02, mas cada vez menos. As melhoras diárias são notáveis. Eu tenho certeza que algo transcendente aconteceu ali. Não é habitual conseguir oxigenar com os pulmões afetados daquele jeito sem ventilação invasiva. Eu sentia q algo me mantinha firme e confiante sempre, tinha certeza q sairia disso bem! O fôlego q faltava, vinha das mensagens de carinho, energia positiva, rezas, eu sempre senti não estava sozinho. Os meus amores, minha linda filha e minha mulher precisavam de mim de volta.

Essas coisas não ocorrem por acaso. Era o meu trabalho, eu sabia bem dos riscos envolvidos. Achei q poderia ser alvejado por essa doença, pensei q pudesse tolerar de forma mais amena. Mas talvez eu tivesse que passar por algo assim. Passei a enxergar as coisas de forma diferente agora, mais sensível, mais humilde e tolerante. Acho q vou sair disso uma pessoa melhor, e provavelmente um médico melhor.

Lamento os que não resistiram a essa moléstia perversa, que derruba primeiro quem cuida, que Deus receba todos os meus colegas e enfermeiros que não resistiram, e que proteja todos os outros de qualquer mal.

Estou deixando hoje a CTI, devo ainda estar mais alguns dias internado e precisar de mais tempo de reabilitação pulmonar, quero voltar bem para poder retornar a atender normalmente.

O carinho de vcs todos nesses dias foi comovente, eu me senti abraçado por cada um. O conforto que isso me trouxe resulta nessa primeira vitória agora que se materializa.

(TEXTO DE FABIANO RUOSO)