Pesquisar
Close this search box.

Pelo menos dois Municípios da Serra vão adotar medidas restritivas próprias a partir desta sexta-feira

Alguns municípios da Serra vão adotar protocolos intermediários às bandeiras vermelha e laranja a partir desta sexta-feira (31). A proposta da Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne) foi feita ao governo do Estado como alternativa à bandeira vermelha do modelo de distanciamento controlado na qual a região está há três semanas consecutivas. Porém, até o momento, o Estado não se manifestou sobre essa ideia da entidade de gestão compartilhada da responsabilidade sobre a abertura das atividades econômicas. Cada município publicará um novo decreto com os protocolos a serem adotados independente da classificação que a região receber no modelo de distanciamento.

Com isto os prefeitos deverão editar decretos, cada um que entender que deva fazer, porque tem muitos que já estão na bandeira laranja e não precisam. Os que estão na vermelha e quiserem adotar o protocolo intermediário podem fazer com base na nossa minuta padrão – explicou o presidente da Amesne, José Carlos Breda (foto), referindo que o modelo será chamado de intermediário e, não mais, de bandeira vinho para facilitar a compreensão por parte das pessoas. A Amesne disse que tanto o governo do Estado como o Ministério Público (MP), que fiscaliza o cumprimento das medidas por parte das prefeituras, estão sendo informados sobre a decisão.

O presidente da Associação acredita que mesmo com situação melhor do que na semana passada, segundo dados do Observatório Regional, a Serra continua em risco alto na classificação de contágio pelo governo estadual. Caso volte à bandeira laranja após os recursos dos municípios, passam a valer as regras mais brandas. Farroupilha e Caxias do Sul já publicaram decretos com as novas regras. Com isso, voltam a abrir restaurantes, comércio atacadista, de rua e shoppings, escolas de idiomas, música, esportes, dança, formação profissional, entre outras, e os parques temáticos, atrativos turísticos, museus e similares. 

Gramado e Canela não irão adotar esta medida.

Fonte – Pioneiro/ClicRBS

Foto: Assessoria de imprensa da Amesne / Divulgação