Pesquisar
Close this search box.

Sindicato dos Servidores Municipais de Gramado repudia ataque de Ministro à categoria

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gramado emitiu nota de repúdio quanto ao pronunciamento do Ministro da Economia, Paulo Guedes, em ataque ao Servidor Público. Confira na íntegra a Nota do Sindicato:

“A Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gramado, diante da fala do Ministro da Economia, Paulo Guedes, que voltou a atacar os servidores públicos em reunião ministerial datada de 22.04.2020, vindo a conhecimento público pela imprensa nacional na data de 22.05.2020, vem respeitosamente se manifestar a respeito, nos termos que seguem: 

Vivemos em um Estado Democrático e nossa Constituição Federal, datada de 1988, garante um aparato de proteção social e de direitos a todos os cidadãos brasileiros, assegurando garantias de direitos fundamentais, como Saúde, Educação, Cultura e Esporte, Ciência e Tecnologia, Meio ambiente, Família, entre outros. Frise-se que absolutamente TODOS estes direitos básicos elencados, são alcançados ao cidadão brasileiro pelas mãos do servidor público.

O servidor público é peça chave em qualquer gestão púbica, pois enquanto os cargos políticos são passageiros e alternados a cada mandato de quatro anos, os servidores públicos efetivos são os que permanecem firmes colaborando com o funcionamento da máquina pública, mesmo não raras vezes, sofrerem na pele o descaso ao qual são submetidos, com condições precárias em seus postos de trabalho, salários bases achatados, falta de reconhecimento de seu trabalho, dentre outras formas de precarização do serviço e do servidor público como um todo.      

No entanto, o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, referindo-se aos servidores públicos, assim disparou: “e no meio dessa confusão toda, já colocamos a granada no bolso do inimigo, dois anos sem aumento de salário”. Referida fala remete ao projeto de lei que prevê congelamento salarial dos servidores públicos até dezembro de 2021.

Desprezível fala, mais uma vez demonstra total desapreço ao valor do serviço público, atacando com falta de respeito aqueles que dedicam a vida na prestação de serviços a toda sociedade.

Os ataques corriqueiros ao funcionalismo público escancarado pelo Ministro da Economia, ignora o esforço das inúmeras categorias que estão na linha de frente para manter os atendimentos presenciais aos cidadãos durante a pandemia do Covid-19 que o mundo está enfrentando, destacando-se nesse honroso trabalho os servidores da área da saúde, assistência social, limpeza urbana, fiscalização, trânsito, turismo, vigilância sanitária, meio ambiente, agricultura, obras, administrativo, dentre outros. Além de outros tantos servidores que continuam exercendo suas atividades de casa, utilizando seus próprios recursos para prestar seus serviços, como a exemplo, os profissionais da educação.

É muito fácil atacar e denegrir o servidor público…difícil mesmo é chegar onde eles chegaram, passando em um concurso público, de forma meritória!

Diante de todos os ataques, que infelizmente estão virando frequentes e corriqueiros contra o funcionalismo público, o SSPMG repudia veementemente as desastrosas e desrespeitosas declarações, mantendo firme sua defesa a meritocracia.

Os servidores públicos de qualquer instância administrativa, seja municipal, estadual ou federal, são meritórios por exercerem cargos no setor público e merecem respeito, pois é aquele que em conjunto, presta seu serviço à comunidade, colaborando com o andamento da cidade/estado/país e durante este período crítico de pandemia é quem está ao lado da comunidade, atendendo a todos os chamados, sem se furtar de sua função”.

Gramado/RS, 25 de maio de 2020.

Diretoria Sindical do SSPMG- Quinquênio 2019/2024