Pesquisar
Close this search box.

Sugestão de Decreto obrigando uso de máscaras pela população não tem a unanimidade dos vereadores de Gramado

Uma decisão da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Gramado em solicitar ao Prefeito Fedoca Bertolucci que ele estabeleça um Decreto municipal obrigando o uso de máscara em todo município, dentro e fora dos estabelecimentos, não tem a unanimidade entre os edis. A sugestão partiu dos vereadores Luia Barbacovi, Manu da Costa, Rosi Ecker Schmitt e Volnei da Saúde que fazem parte da Mesa Diretora.

O vereador Líder do Governo, Professor Daniel, disse que não foi consultado, “foi uma decisão da Mesa, acho que é uma decisão até inconstitucional, isto tem que vir do Ministério da Saúde, não assino embaixo por que não sei da validade, quem vai distribuir, onde tem máscara, tem que ter um pouco mais de calma. Nem um vereador foi consultado fora os quatro da Mesa”, comentou.

Para o vereador do MDB, Everton Michaelsen, “eu acho que o uso da máscara com mais frequência impediu a vinda do coronavirus, eu acho que a comunidade deve usar sim” disse.

Já Renan Sartori, também do MDB, considera importante o uso para a prevenção, “mas vejo problemas em fazer um decreto, acho que deveria ser em forma de orientação, e não obrigar; como comprariam se não se encontra, criaria um decreto que as pessoas não teriam acesso ao produto, acho importante, mas criar um decreto é complicado, não fui consultado e estou me inteirando”, disse Renan.

Líder do Progressistas, o vereador Ubiratã Oliveira disse que “a resolução ou decisão ou qualquer outra forma de se expressar foi da Mesa Diretora a qual não faço parte, minha opinião é no sentido de que a barreira de proteção respiratória (máscara) é extremamente importante haja visto que através da gotículas expelidas pela boca é o meio de maior transmissão do vírus, penso que deveríamos sugerir e conscientizar a população a utilizá-las e não obrigá-las, porém precisamos inicialmente educar e treinar a população no sentido de utilizá-las de maneira correta, tempo de uso, acondicionamento, descarte adequado”, disse ele.

Já Rafael Ronsoni, também do Progressistas, comentou que “não participei da reunião, fiquei sabendo por um vídeo, acho que não deveriam ter feito a ação sem ter consultado todos os vereadores, não acho justo e correto fazer desta forma”, disse Ronsoni.

Pelo jeito não é unanimidade entre os vereadores a ação proposta pela Mesa Diretora da Câmara denominada de “Gramado de Máscara”.