Pesquisar
Close this search box.

Produção de laboratórios limita vacinação contra Influenza

A Campanha Nacional contra Influenza, em Gramado, aplicou 1.790 doses na segunda-feira, dia 23. Após o término das unidades, a vacinação foi retomada nesta quarta-feira, dia 25, quando outras 1.000 imunizações foram efetuadas no município, também esgotando logo.

Esse volume de vacinas destinado aos municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (em que Gramado está inserida) já equivale a 54% do total de doses referentes a esta primeira fase – em que são priorizados idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde.

De acordo com o secretário da Saúde de Gramado, João Teixeira, não há previsão para que o município receba mais unidades. “A limitação de vacinas destinadas ao município ocorre porque a produção dos laboratórios está insuficiente. Os laboratórios produzem as vacinas e passam pro Ministério da Saúde, que é quem encaminha para os municípios”, explica. “Deste modo, não temos à disposição todas as dosagens. As vacinas estão sendo liberadas conforme os laboratórios produzem”, pontua Teixeira.

Esta alta demanda decorre da antecipação da Campanha Nacional contra Influenza – que foi motivada pela pandemia do coronavírus.