Pesquisar
Close this search box.

Vereador apresenta projeto para construir centro de bem-estar animal

O vereador Renan Sartori (MDB) apresentou, ao prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e à secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, um projeto para a construção de um Centro de Bem-Estar Animal em Gramado. O objetivo principal é a castração com a finalidade de estabelecer o controle reprodutivo, além de incentivar as adoções, reduzindo a população de animais de rua.

De acordo com o vereador, o centro teria uma clínica veterinária de baixa complexidade e alojamento para 50 animais. Para a sua construção, seriam necessários R$ 851,2 mil, e a despesa mensal ficaria em torno de R$ 180 mil. Em compensação, o Município deixaria de pagar aluguéis para abrigar animais abandonados. Segundo Renan Sartori, o projeto do Centro de Bem-Estar poderia receber emendas parlamentares e o valores de multas de órgãos ambientais como o Ibama, ICMBio, Fepam e através de acordos com o Ministério Público Estadual para a suspensão de processos.

Durante o encontro, Renan disse que antes de formatar o projeto, visitou modelos bem sucedidos de centros de atenção aos animais, como o existente em Canoas. Ele também apresentou ao prefeito Fedoca quatro sugestões de áreas públicas que poderiam receber o Centro, que teria um quadro de sete funcionários e quatro estagiários.