Pesquisar
Close this search box.

Ação de acessibilidade permitiu que surdos pudessem assistir atrações do 34º Natal Luz de Gramado

Uma ação de acessibilidade permitiu que surdos pudessem assistir dois espetáculos do Natal Luz. Tanto no Show de Acendimento como no espetáculo Illumination os surdos tiveram a acessibilidade pela língua de sinais brasileira. Esta ação de inciativa da Gramadotur é denominada de “Natal para Todos”. Carilissa Dall’Alba, Coordenadora da Campanha “Legenda para quem não ouve mas se emociona” disse que “somos surdos que lutamos pela acessibilidade”. Ela destaca ainda que é “muito importante esta ação da Gramadotur permitindo uma inclusão social, os surdos são turistas tanto como os ouvintes, mas com a falta de acessibilidade os surdos sentem-se excluídos de certa forma”, disse. A Campanha coordenada por Carilissa já existe a 15 anos.

No Show de Acendimento do último domingo (12) a Gramadotur preparou uma área especial para receber um grupo de 17 surdos que vieram pela Campanha oriundos das cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Gramado e Canela. Já no espetáculo Illumination esta ação aconteceu em todos as apresentações com a lingua de sinais, conhecida como libras nos três telões do Lago Joaquina Rita Bier.

O “Natal Luz Para Todos” é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Bradesco. O evento conta com a Lei de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Gramado Parks, Bauducco, Mastercard e Stemac Grupos Geradores. O copatrocínio é de Snowland, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, e Liquigás com apoio especial do Bier Park. O “Natal Luz para Todos” tem o apoio de Gramado Thermas Resort, Chocolates Lugano, Gol, Stella Ideias Luminosas, Vinícola Miolo, Rasen Platz, Balas Florestal, Casa Leopoldo, CVC, Bouquet Garni, RGE – Rio Grande Energia, Coca Cola, Jasmin Tapetes, Adylnet, Connect City, UCS – Universidade de Caxias do Sul e Café 3 Corações. O Agente Cultural é a AM Produções e a Brocker Turismo é a Agência Oficial do Natal Luz de Gramado. A promoção é da Prefeitura de Gramado e uma realização da Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, Pátria Amada brasil.

Foto – Cleiton Thiele