Pesquisar
Close this search box.

Animais do Gramadozoo ganham picolés para refrescar

O calor chegou com força ao Rio Grande do Sul e os animais do Gramadozoo também precisam de cuidados nas altas temperaturas. Para refrescar, a equipe técnica preparou petiscos especiais. Onças ganharam picolés de carne e peixe. Já os macacos, iraras, e quatis, receberam saborosos petiscos congelados de frutas.

O veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, explica que o enriquecimento ambiental faz parte do programa de atividades ocupacionais do zoo. “Além de refrescar, os picolés servem para preservar o bem-estar animal. Quanto mais tempo eles passam ocupados, menor é o estresse e melhor o resultado da atividade”, diz Stadler.

Segundo o veterinário, as ações são desenvolvidas de forma permanente. “Procuramos fazer atividades temáticas e variamos conforme a época do ano. No verão, as atividades ajudam a refrescar”, diz.

O Gramadozoo conta com outros mecanismos para combater o calor. “Os dispersores de água dos recintos são acionados com maior frequência quando está mais quente. O sistema possui cisternas que captam água da chuva”, afirma Stadler.

Foto Halder Ramos/Divulgação