Pesquisar
Close this search box.

Gramadozoo recebe filhote orfã de mão-pelada

O Gramadozoo recebeu nesta terça-feira, 3, um filhote de mão-pelada. O animal foi resgatado em Picada Café no começo de novembro. Os técnicos acreditam que a pequena fêmea seja orfã. “Ela foi encontrada por populares que não localizaram a mãe”, conta o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo.

No zoológico de Gramado, o mão-pelada passou por exames e está recebendo cuidados especiais da equipe técnica. O animal foi acolhido inicialmente na UFRGS e encaminhada ao zoo pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). “Quando foi resgatada,  ela tinha 640 gramas. Agora, está com 960 gramas e cresce saudável. Estimamos que tenha no máximo dois meses de vida”, afirma Stadler.

O veterinário explica que a ecologia e os hábitos da espécie em vida livre são pouco estudados. O zoo conta com um macho de mão-pelada em seu plantel e a recém-chegada fêmea ficará no mesmo recinto. “É importante estudar os hábitos reprodutivos. Uma fêmea pode dar à luz até seis filhotes por gestação”, diz.

Stadler observa que o filhote não pode mais voltar a vida livre porque não conseguiria viver sozinho. “Como ela é orfã e teve que ser alimentada com auxílio humano para sobreviver, não está preparada para uma reinserção. É um animal extremamente dócil e dependente”, frisa.

Foto – Halder Ramos