Gerson Sorgetz

Gerson Sorgetz

Sou natural de Gramado e aprecio temas da política, pois trata-se de uma herança familiar. “Sempre bom lembrar que meu pai, seu Rudy Sorgetz (in memoriam), foi o primeiro Diretor-Secretário da Câmara de Vereadores de Gramado e gostava de política”.

SAIBA MAIS

Amserra promove Fórum Brasileiro de Consórcios Públicos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, em Picada Café, ocorreu a reunião mensal da Associação de Munícipios de Turismo da Serra – Amserra, na manhã deste dia 23. O Prefeito de Picada Café e presidente da Amserra Daniel Ruckert abriu o encontro convidando para o Fórum Brasileiro de Consórcios Públicos, evento que leva assinatura da entidade, que ocorrerá no Laje de Pedra em Canela, de 27 a 29 de novembro.

O Fórum Brasileiro de Consórcios Públicos, numa parceria da Amserra e Instituto Paulo Ziulkoski – IPZ terá como tema “Consórcios intermunicipais como solução para a gestão local”. A ideia do evento surgiu devido a proliferação das iniciativas em curso na prestação dos serviços públicos municipais mediante a criação e instalação dos consórcios públicos intermunicipais. A partir da Lei nº 11.107/05 foi instituído um marco regulatório nacional sobre os Consórcios Públicos, porém diversas lacunas e inconsistências ainda padecem de solução. Além disso, há uma certa aceleração inconsequente de novos consórcios, com atuação não claramente definida e não raras vezes sem o devido suporte na gestão administrativa e orçamentária. No evento, haverá debate entre os presentes acerca da gestão associada dos serviços públicos dos consórcios públicos, abordando questões teóricas e práticas em torno do seu planejamento, sua criação e seu funcionamento, inclusive identificando potencialidades e experiências já existentes no país, abordando aspectos legais e teóricos da formação dos consórcios, com a presença de especialistas altamente capacitados, representantes dos órgãos de controle, bem como a realização de oficinas temáticas, com foco em orientação e boas-práticas já experimentadas e aprovadas por diversos consórcios públicos nas respectivas áreas. 

A próxima reunião, que ocorrerá durante o Fórum, no dia 29, terá como convidados os secretários de educação dos municípios que compõem a Amserra, para tratar a respeito do projeto Cidades Educadoras e, também a Feevale, que deverá se pronunciar sobre os descontos oferecidos aos professores da rede pública de ensino, que pretendem cursar licenciaturas e que são servidores da rede municipal de ensino nos municípios da Amserra.

Outras Notícias