Pesquisar
Close this search box.

Projeto consagra Gramado como capital do chocolate

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça (15) projeto de Lei relatado pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS) que dá a Gramado o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. O PL 4.675/2019 segue agora para o plenário.
Destaque no turismo nacional, Gramado recebe mais de seis milhões de visitantes por ano, que respondem por 90% das suas receitas. E visitar a cidade de raízes alemãs e italianas é sinônimo de degustar chocolates de qualidade. A cidade reúne 19 fábricas que, sob tutela de chefs chocolatiers, produzem chocolates finos de diversas variedades, qualidades e preços.  
Aprovada na Câmara, a proposta do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), retrata a origem e a evolução do setor na cidade, com destaque para a biografia do pioneiro Jaime Prawer. Odontólogo de formação, Prawer radicou-se nos anos 1970 na região onde foi responsável pela criação de diversos empreendimentos gastronômicos. 
Explorando a boa associação entre o clima frio local e o produto, lançou-se à produção do chocolate que leva seu nome aliada ao conceito de alta qualidade, desde a matéria-prima até a embalagem.
A primeira loja Prawer surgiu em 1976, durante a 4ª Edição do Festival de Cinema Brasileiro de Gramado, o que ajudou a projetar nacionalmente a marca, em função da presença de artistas e jornalistas, surpreendidos com um produto até então inédito no país. 
O sucesso da empresa levou a novos empreendimentos chocolateiros na cidade, boa parte deles criados por ex-funcionários que contribuíram para arranjos produtivos locais.

foto: Jefferson Rudy/Agência Senado