Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura envia Nota de Esclarecimento sobre denúncia dos vereadores Progressistas

A Prefeitura de Gramado envia nota de esclarecimento referente ao assunto apurado pelos vereadores da Bancada Progressista que o Município está no Cadin e com isto deixando de receber verbas do Estado, principalmente na área da Saúde.

Diz a Nota:

“Em relação à entrevista coletiva promovida pela bancada do Partido Progressista na Câmara Municipal, na manhã de segunda-feira, 14, para tratar de tema relacionado ao Cadastro Informativo (Cadin), da Secretaria de Estado da Fazenda, cabe esclarecer:
1 – Que o registro no Cadin ocorreu devido a divergências entre as plataformas de informação;
2 – Que, com a mudança do sistema SARGSUS pelo sistema DIGISUS (sistemas de apoio aos gestores municipais na elaboração e envio de relatórios do Ministério da Saúde), não foi possível migrar os dados do sistema da Prefeitura de Gramado para o novo programa;
3 – Que os serviços de atendimento em Saúde à população de Gramado estão mantidos integralmente, sem nenhum prejuízo;
4 – Que os recursos disponíveis do período pertencem ao Município e serão creditados no momento oportuno;
5 – Que a normalização da situação ocorrerá em breve, uma vez que estão sendo encaminhadas as devidas correções.

Mesmo que tenha mudado o sistema e a dificuldade de migrar seja a explicação, ficar um ano desse jeito sem receber o repasse de recursos é difícil aceitar. Não é o caso que não existiu prejuízo, entendo que a falta de repasse, e o consequente desembolso do Caixa único pode de certa forma ser taxado de prejuízo. O recurso não veio e teve que tirar do bolso. É a opinião do Colunista.