Pesquisar
Close this search box.

Amserra apresenta reivindicações nas áreas de saúde, segurança e estradas e promove evento sobre Consórcios Públicos

O Prefeito de Picada Café e presidente da Amserra Daniel Rückert abriu o encontro mensal da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), que ocorreu em Nova Petrópolis, na manhã deste dia 25.

Logo no início, convidou Paulo Roberto Ziulkoski que apresentou o Fórum Brasileiro de Consórcios Públicos, que ocorrerá no Hotel Laje de Pedra, em Canela, de 27 a 29 de novembro, com promoção da Amserra. Autoridades estaduais e federais que conhecem bem o tema são convidadas para o evento, que contará com palestras a respeito de consórcios na gestão pública e apresentação de cases de munícipios e estados que contam com consórcios nas mais diversas áreas, promovendo debates e trocas de ideias relativas ao assunto.

A Amserra, no último dia 9, contou com representantes dos municípios associados, em reunião com o Secretário de Estado da Segurança Ranolfo Vieira Júnior, quando foi solicitado um número maior de policiais militares para as cidades que compõem a entidade, em função do grande fluxo turístico na região. O Secretário se mostrou sabedor da situação, bem como bastante interessado nos assuntos abordados, comprometendo-se, dentro das possibilidades do Estado, atender as reivindicações apresentadas.

O Prefeito Daniel ainda comentou a respeito da audiência que alguns prefeitos da Amserra participaram com a Secretária de Estado da Saúde Arita Bergmann, no último dia 18, abordando novamente o aporte de recursos destinados pelo Governo do Estado para regiões que aumentam o fluxo de pessoas e consequentemente os atendimentos em saúde em altas temporadas. Os prefeitos fazem o pleito para que os municípios recebam algum aporte na temporada de inverno, quando o número de visitantes, na maioria das cidades que compõem a Amsserra, aumenta consideravelmente. Segundo Arita, não será possível este repasse para o ano que vem, já que não há previsão orçamentária, mas que sua equipe realizará um estudo, para viabilizar esse aporte financeiro para 2021.

A Amserra estará representada na Audiência Pública Nossas Estradas, que ocorrerá neste dia 25, na Câmara de Vereadores, em Gramado, apresentando novamente as demandas de estradas, as quais foram já entregues ao Diretor do DAER, engenheiro Sivori Sarti da Silva, no último dia 9, que são: RS 427, de Cambará até o Parque Nacional Aparados da Serra, na divisa com SC e, a VRS 373, que liga Santa Maria do Herval a Gramado.

Estiveram presentes na reunião, além dos já citados o anfitrião, Prefeito de Nova Petrópolis Régis Hahn, a Prefeita de Santa Maria do Herval Mara Stoffel e o Secretario Executivo da Amserra Antonio Carlos Pinto.

A próxima reunião ocorrerá no próximo dia 23 de outubro, em Picada Café.