Gerson Sorgetz

Gerson Sorgetz

Sou natural de Gramado e aprecio temas da política, pois trata-se de uma herança familiar. “Sempre bom lembrar que meu pai, seu Rudy Sorgetz (in memoriam), foi o primeiro Diretor-Secretário da Câmara de Vereadores de Gramado e gostava de política”.

SAIBA MAIS

Filmes produzidos pelo Educavídeo serão exibidos no Festival de Cinema

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Passar pelo tapete vermelho, subir ao palco para falar de suas produções e encantar o público com os vídeos produzidos são algumas das etapas que cerca de 70 adolescentes passarão nesta quinta-feira, 15. Eles têm entre 12 e 18 anos e integram as turmas do Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo, promovido pela Secretaria da Educação em parceria com a GramadoTur. O evento tem início às 19h, no Palácio dos Festivais e faz parte do Festival de Cinema de Gramado. 
Os alunos produziram 10 vídeos: “A fuga”, “O tráfico”, “Meninas Rebeldes”, “Game Over”, “Força Feminina”, “As Aventuras de uma Família da Colônia”, “Perfil Anônimo”, “Elementos” e dois episódios da série documental “Gramado: 100 anos de Turismo” – “Nos trilhos da história” e “De Gramado para o mundo”. Os alunos são provenientes da rede pública municipal (mais especificamente das Escolas Senador Salgado Filho, Dr. Carlos Nelz – Caic, Presidente Vargas, Maximiliano Hahn, Vicente Casagrande, Nossa Senhora de Fátima e Mosés Bezzi) estão divididos em 3 turmas: Iniciante, Intermediário e Mosés Bezzi. Há, também, a turma Avançado, a qual é composta de alunos das Escolas Estaduais Boaventura Ramos Pacheco, Santos Dummont e Caramuru.

Os filmes foram produzidos pelos alunos com orientação dos professores entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre deste ano. “A produção é toda dos alunos, desde a ideia criativa, o roteiro, a pré-produção, a gravação em si e a edição. Os professores orientam o processo, auxiliando na busca de soluções e ensinam as técnicas para a produção e o manuseio dos equipamentos e programas de edição”, explica a professora Ivanilda Rosa.
Neste ano, os filmes abordam temáticas variadas como indisciplina escolar, obesidade, violência doméstica, problemas financeiros familiares, sexualidade, cyberbullying, papéis femininos e masculinos na adolescência e ainda um resgate histórico sobre o início da atividade turística em Gramado.

Imagens: Aquivo Educavídeo

Outras Notícias