Pesquisar
Close this search box.

Filmes produzidos pelo Educavídeo serão exibidos no Festival de Cinema

Passar pelo tapete vermelho, subir ao palco para falar de suas produções e encantar o público com os vídeos produzidos são algumas das etapas que cerca de 70 adolescentes passarão nesta quinta-feira, 15. Eles têm entre 12 e 18 anos e integram as turmas do Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo, promovido pela Secretaria da Educação em parceria com a GramadoTur. O evento tem início às 19h, no Palácio dos Festivais e faz parte do Festival de Cinema de Gramado. 
Os alunos produziram 10 vídeos: “A fuga”, “O tráfico”, “Meninas Rebeldes”, “Game Over”, “Força Feminina”, “As Aventuras de uma Família da Colônia”, “Perfil Anônimo”, “Elementos” e dois episódios da série documental “Gramado: 100 anos de Turismo” – “Nos trilhos da história” e “De Gramado para o mundo”. Os alunos são provenientes da rede pública municipal (mais especificamente das Escolas Senador Salgado Filho, Dr. Carlos Nelz – Caic, Presidente Vargas, Maximiliano Hahn, Vicente Casagrande, Nossa Senhora de Fátima e Mosés Bezzi) estão divididos em 3 turmas: Iniciante, Intermediário e Mosés Bezzi. Há, também, a turma Avançado, a qual é composta de alunos das Escolas Estaduais Boaventura Ramos Pacheco, Santos Dummont e Caramuru.

Os filmes foram produzidos pelos alunos com orientação dos professores entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre deste ano. “A produção é toda dos alunos, desde a ideia criativa, o roteiro, a pré-produção, a gravação em si e a edição. Os professores orientam o processo, auxiliando na busca de soluções e ensinam as técnicas para a produção e o manuseio dos equipamentos e programas de edição”, explica a professora Ivanilda Rosa.
Neste ano, os filmes abordam temáticas variadas como indisciplina escolar, obesidade, violência doméstica, problemas financeiros familiares, sexualidade, cyberbullying, papéis femininos e masculinos na adolescência e ainda um resgate histórico sobre o início da atividade turística em Gramado.

Imagens: Aquivo Educavídeo