Pesquisar
Close this search box.

Canela comemora os resultados da Temporada de Inverno

Quem acompanha os eventos e as atividades de Canela nos últimos anos, tem percebido o impacto direto do aumento de visitantes nas ruas, nos eventos e nos estabelecimentos comerciais. Neste ano, estima-se que quase 2 milhões de turistas já tenham passado pela cidade, dos quais boa parte se hospedou e alimentou-se por aqui. Somente no Parque Estadual do Caracol, nos meses de junho e julho, ingressaram 88.849 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, gestora do atrativo. Na hotelaria, os números também mostram um aumento natural em relação ao inverno do ano passado. Segundo o presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur), Mauro Sales, na região a ocupação ficou em 50% em junho e 65% em julho. Os dados do sindicato confirmam as informações de Ditmar Bellmann, da Pousada Blumenberg, onde ocupação de junho ficou em 54% e em julho 66%. “Temos muitos meios de hospedagem na região e isso nos afeta, mas a movimentação em Canela foi grande neste período”, pondera. E para a gastronomia, o inverno foi um prato cheio. A empresária Fernanda Chies, dos agitados Empório Canela, Magnólia e Férreo, não revela números, mas destaca a grande movimentação da cidade, principalmente com as atrações na programação da Estação Campos de Canella e da Praça João Corrêa.
Responsável pela primeira vez pela Festa Colonial de Canela, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura celebra números nunca antes vistos no evento. Ao longo dos 16 dias da festa, a movimentação financeira gerou em torno de dois milhões de reais. Segundo os organizadores um público de 120 mil pessoas passou pelo espaço Canela Rural.
Já no Multipalco, os shows promovidos todos os finais de semana promoveram diversão aos participantes e lucro aos comerciantes. “Mesmo nos dias de frio, o chopp foi uma boa pedida”, comenta Mateus Silva, da Cervejaria do Farol. Foram cinco finais de semana seguidos com shows de Duca Leindecker, Guri de Uruguaiana, Tequila Baby, Banda Dublê, Chimarruts e o Festibandas, que envolveu a apresentação de 30 bandas canelenses no Multipalco.

Foto: Cleiton Thiele