Pesquisar
Close this search box.

Primeiros Certificados SUSAF são entregues a produtores de Gramado

Na manhã desta quarta-feira (03), os estabelecimentos Embutidos Andreis e Distribuidora de Carnes Serra Grande receberam das mãos do presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ronsoni (Progressistas), do prefeito, João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca (PDT) e do secretário da Agricultura Alexandre Meneguzzo, os dois primeiros certificados do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).

O SUSAF, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 49350 de 05 de julho de 2012, abre a possibilidade às empresas do ramo de embutidos frigoríficos, de comercializarem seus produtos em todo o Estado, desde que devidamente enquadradas na legislação exigida. Para que os municípios obtenham a adesão a este Sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.

Ronsoni destacou a importância da certificação aos estabelecimentos gramadenses. “O poder público não pode atrapalhar os empresários e sim auxiliá-los a crescer cada vez mais e dar mais oportunidade de emprego aos nossos trabalhadores e é isto que estamos conseguindo fazer com a implantação do SUSAF no nosso município. Com a certificação tudo melhora, conseguimos fazer a venda fora do município, aumentando assim a clientela e geramos mais emprego e renda na nossa cidade”, disse.

Estiveram presentes ainda o vice-prefeito Evandro Moschem (MDB) e os vereadores Everton Michaelsen (MDB) e Renan Sartori (MDB).

Crédito: Divulgação